Primeiras iniciativas da campanha de finanças de AND

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Respondendo ao primeiro chamado de A Nova Democracia para a campanha de finanças, comitês de apoio, leitores e colaboradores do jornal se mobilizaram para organizar atividades em todo o país.

A direção do jornal no Rio de Janeiro transmitiu orientações a todos os comitês, divulgou a campanha no blog da redação com um chamamento especial em vídeo de Rosana Bond, jornalista responsável de AND, conclamando todos a poiar à imprensa democrática e popular.

Foram criados mecanismos digitais na página de AND na internet para facilitar ao máximo o pagamento das assinaturas e dos depósitos de apoio ao jornal. Agora, para contribuir pela internet basta clicar no banner da campanha de apoio e procurar o mecanismo “pagseguro” escolher o valor e preencher os dados. O pagamento pode ser feito por transferência bancária, cartão de crédito ou por boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária.

De forma centralizada, a direção do jornal pediu que todos os comitês de apoio enviassem os planos e metas de cada região do país para a redação do jornal para que publicássemos, mês a mês, o empenho nacional de AND para conquistar o montante de R$ 20.000,00.

Os primeiros planejamentos e manifestações de apoio já chegaram ao jornal, recebidas com grande entusiasmo por AND .

Rolim de Moura
Zona da mata de Rondônia

Os companheiros do comitê de Rolim de Moura fazem a divulgação do jornal não só nessa cidade, mas também em outros três municípios do seu entorno.

As metas do comitê:

  • Conquistar 15 assinaturas.
  • Dobrar a venda de jornais — Atualmente o comitê recebe 30 jornais para venda direta. Em média são vendidos 50%. O comitê solicita à direção de AND que passe a enviar 80 jornais mensais para ampliar a sua venda e divulgação.

Método proposto para a campanha:

1. Campanha de divulgação e propaganda em escolas e Universidades;

2. Utilização de edições passadas do jornal e elaboração de um panfleto com o chamamento para campanha de finanças do AND e ampla distribuição desses materiais em locais de concentração de trabalhadores e estudantes.

Belo Horizonte
Minas Gerais

As metas do comitê:

  • Arrecadar R$3.000,000 até a data de conclusão da campanha de arrecadação (31 de dezembro).

Método proposto para a campanha:

Atingir esse valor através de assinaturas, principalmente a de Apoio I (R$200).

O comitê debateu a necessidade de intensificar o trabalho de agitação, principalmente em meio aos operários da região industrial da cidade. A primeira brigada de agitação do comitê teve uma exitosa experiência, no mês de outubro, com uma agitação e distribuição gratuita de números atrasados em frente à Mannesman, uma das mais importantes metalúrgicas do país. Outras brigadas se repetirão em outras regiões da cidade.

Curitiba
Paraná

Metas do comitê:

  • Renovar 10 assinaturas vencidas de modo que sejam assinaturas de apoio, I, II ou III.

Fortaleza
Ceará

Metas do comitê:

  • Arrecadar R$1.500,00 até a conclusão da campanha.

Rio de janeiro
Capital (meta da redação de AND)

Apesar de na capital existir um comitê de apoio, o corpo da redação de AND decidiu também estabelecer uma meta para todos que trabalham no jornal.

Metas da redação:

  • Arrecadar R$ 7.000,00 até a conclusão da campanha

Método proposto para a campanha:

Foi elaborada uma lista extensa de colaboradores, artistas, personalidades democráticas, entrevistados pelo jornal, entre outros. Esta lista, que possui mais de 60 nomes fica exposta na redação do jornal e diante de cada nome de pessoa a ser procurada para a campanha, está o nome da pessoa responsável por procurá-la. A nossa primeira iniciativa foi muito motivadora: um apoiador da baixada fluminense se dispôs a contribuir, definitivamente e não somente durante essa campanha, com R$ 500,00 reais todos os meses! Outras pessoas procuradas já manifestaram que irão fazer depósitos no início do mês de novembro.

São Paulo
Capital

O comitê de apoio ainda não enviou sua meta de arrecadação e o planejamento da campanha, mas já começou a implementá-la. Em meados de outubro o comitê encaminhou a quantia correspondente a 3 assinaturas de apoio I, totalizando R$600,00.

Romper com a defensiva e o acanhamento e lançar-se com entusiasmo na campanha

Essas primeiras iniciativas de nossa campanha de finanças são ao mesmo tempo estimulantes, mas demonstram ainda que temos muito o que avançar.

Nesse curto espaço de tempo aumentou a procura espontânea de leitores por livros do nosso catálogo e até mesmo para apoiar o jornal sem mesmo que tivessem sido procurados, como foi o caso do leitor Hugo Moreno que entrou em contato com a redação no dia 20 de outubro, enviando-nos a seguinte mensagem:

“Estimados companheiros, sou orgulhoso assinante de seu combativo jornal, só que faz dois meses que não o recebo. Longe estou de reclamar. Gosto demais desse jornal, aliás, eu leio ele na internet. Mas vou enviar novamente meu endereço para vocês.
A forma que eu tenho de ajudar na sua campanha de finanças e contribuir para a leitura de seu jornal é depositar o valor de cinco números e o valor do correio e esperar o envio para Vitória.
Um abraço de alguém que quer servir de alguma forma à causa do povo brasileiro.
Hugo Moreno
Vitória – ES

Mas apesar de todas as manifestações de apreço que temos recebido, ainda percebemos que entre nossos companheiros, que de forma abnegada e voluntária abraçam nossos comitês de apoio, percebemos que ainda existe uma certa dúvida sobre a importância de AND como veículo da imprensa popular e democrática ou mesmo um certo acanhamento. Portanto, a direção do jornal, felicitando as nossas primeiras iniciativas, chama todos os comitês de apoio para redobrarem seu ímpeto, se atirarem com ousadia para o cumprimento das metas, desafiando as dificuldades e conquistando os R$ 20.000,00 necessários para seguirmos avançando o nosso trabalho.

E que as sábias palavras do presidente Mao Tsetung sirvam de suporte para nossa empreitada: O que necessitamos é um estado de ânimo entusiasta porém sereno, um trabalho intenso porém ordenado.

Saudações a todos os apoiadores de AND!

Todos à campanha de finanças!

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