São Paulo - Jornaleiros estão sendo expulsos do centro da cidade

A- A A+
Pin It

No dia 19 de março foi realizada uma audiência pública com os jornaleiros para discutir sobre o projeto antipovo da prefeitura que visa eliminar as bancas de jornais e revistas da região central da cidade de São Paulo. [ver mais detalhes em AND nº 63 de março de 2010]

Desde então a gerência antipovo de Kassab — DEM vem aplicando rigorosamente o que ordena o monopólio da imprensa, de distribuição de publicações e dos organismos de repressão.

Ate o momento 84 bancas já foram notificadas pela prefeitura sob a alegação de que elas criam "pontos cegos", impedindo o monitoramento policial e o tráfego de pedestres nas proximidades dessas bancas.

Os jornaleiros realizaram uma pesquisa entre os próprios policiais que patrulham a região central da capital paulista, que, em sua grande maioria, afirmaram não ver nas bancas de jornais um empecilho para a segurança pública.

Durante a audiência de 19 de março uma série de vídeos exibindo diversos pontos onde se encontram bancas notificadas foram exibidos e foi demonstrado que nenhuma delas impedia o tráfego de pedestres, provando ainda que as bancas são muito bem vistas e úteis para a população.

Os jornaleiros do centro de SP já realizaram atos e denúncias de que o projeto da prefeitura prevê que as bancas sejam substituídas por quiosques controlados pelo monopólio da imprensa e distribuição de jornais e revistas e sejam administrados por essas grandes empresas, e mais, que esta medida não se restringirá ao centro da cidade, mas a toda ela.

Um levantamento feito pelos próprios jornaleiros e apresentado a AND mostra que 60% das bancas fornecem empregos para famílias com 4 pessoas e 90% das bancas estão há pelo menos 50 anos em seus locais,ou seja,são um patrimônio cultural da cidade de São Paulo e fonte de subsistência de famílias inteiras.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja