Cartas

A- A A+

Reunião do Conselho editorial e Seminário da redação de AND

Os desafios e metas da imprensa democrática e popular

Nos dias 27 e 28 de maio A Nova Democracia realizou duas importantes reuniões.

No primeiro dia, reuniu-se o Conselho Editorial do jornal.

Esta importante reunião, que tem ocorrido anualmente, debateu a situação política nacional e internacional, realizou o balanço do último ano de trabalho, o funcionamento do próprio conselho e a produção do jornal.

A reunião do Conselho Editorial de AND foi realizada em homenagem a Manoel Coelho Raposo, membro do conselho, inabalável entusiasta do jornal, falecido em novembro de 2009. Manoel Coelho Raposo empreendeu a maior atividade cultural de caráter permanente do nordeste brasileiro, a Feira do Livro, que divulgou a literatura popular e revolucionária durante quarenta longos anos desde Fortaleza-CE.

Os membros do conselho avaliaram as iniciativas empreendidas no último ano, como a campanha nacional de finanças e apoio à imprensa democrática, o estabelecimento da tiragem mensal do jornal, a melhoria da qualidade do material impresso e o crescimento do número de visitas na página da internet e da atividade com o blog da redação.

O balanço dos conselheiros foi convergente: AND tem trilhado um caminho correto ao longo de quase nove anos de atividade e luta, tem adquirido experiência e tem sabido enfrentar com combatividade e entusiasmo as dificuldades que têm se apresentado, conseguiu avançar em sua qualidade tanto gráfica quanto editorial, tudo isso seguindo criteriosamente a sua linha editorial, sem se desgarrar de seus princípios, esforçando-se por cumprir a tarefa de informar o povo brasileiro sobre sua luta e os caminhos para fortalecê-la.

Encerrada a exitosa reunião do Conselho Editorial, foi realizado um seminário da redação de AND.

O seminário, preparado pela direção do jornal, contou também com a presença dos conselheiros e convidados.

Um membro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – Cebraspo fez uma exposição sobre a situação política nacional e internacional e a atuação do Centro em sua luta pelo "direito dos povos lutarem por seus direitos". Após o debate sobre este tema, Rosana Bond, jornalista responsável de AND e Hugo R C Souza, membro do conselho e jornalista colaborador de AND fizeram apontamentos sobre diversos aspectos do trabalho de redação, revisão, ilustração, diagramação entre outros elementos da produção do jornal. Todos os envolvidos com a produção do jornal debateram estes aspectos, apresentaram sugestões e críticas para o avançar com o trabalho de redação do jornal.

O seminário foi marcado pelo amadurecimento do corpo de redação de AND.

O balanço da direção do jornal sobre estes dois eventos é extremamente positivo. Novas metas e desafios surgidos durante os debates já são matéria de debates e planos de AND e servem de incentivo para todos nos alçarmos com mais decisão e ânimo em nosso trabalho como órgão da imprensa popular e democrática em nosso país.


Carta

Continuem assim

Olá, quero fazer um elogio ao jornal "A Nova Democracia", comprei o exemplar desse mês (66), e gostei muito do conteúdo, sobretudo do economista Adriano Benayon, tive a oportunidade de ler o livro publicado por ele chamado Globalização vs Desenvolvimento, e recomendo a todos que leiam porque esclarece tudo sobre IDE, entre outras modalidades da economia mundial e seus reflexos, a equipe está de parabéns e eu como jornalista, fico muito contente em saber que existem jornais independentes, sem qualquer ligação com o governo e as oligarquias, continuem assim.

Atenciosamente

Denis Regis Lyra
por correio eletrônico

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira