Intervenções estrangeiras: o Brasil sofreu ameaça de invasão durante a 2ª Guerra Mundial. Se não tivessem sido concedidas bases às Forças Armadas dos EUA, estas teriam ocupado áreas, como Natal e outras, usadas para reabastecer os aviões dos EUA com destino à África.
2Em 1945 e em 1954, embora moderado e conciliador, o presidente Vargas foi derrubado, por defender interesses nacionais. Os EUA usaram a influência que conquistaram junto aos oficiais da FEB sob seu comando na Itália, doutrinaram-nos ideologicamente, além de explorar o deslumbramento deles com os avanços tecnológicos e o poderio bélico estadunidense.
3Em ambas feitas, os serviços secretos anglo-americanos organizaram conspirações com intensas campanhas nos bastidores e de mídia. Em 1945, o pretexto foi que Getúlio Vargas era ditador e queria continuar, não obstante ter ele decretado a realização de eleições, nas quais não concorreu à presidência.
4Em 1954, montaram operação para implicar a guarda do presidente no assassinato do Major da Aeronáutica, Rubem Vaz, que prestava segurança a Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Vargas. O complô foi armado para matar o Major, como ocorreu, simulando, porém, que o alvo era Lacerda.