Chávez: capítulo de uma traição anunciada

A- A A+
Pin It
http://www.anovademocracia.com.br/78/15-c.jpg
Joaquin Pérez Becerra na Colômbia

No último dia 23 de abril, o jornalista sueco de origem colombiana Joaquín Pérez Becerra foi sequestrado no Aeroporto Internacional de Maiquetía, a 45 quilômetros de Caracas, na Venezuela, por ordem do gerente de turno Hugo Chávez, por solicitação do "presidente" da Colômbia, Juan Manuel Santos, e extraditado para Bogotá dois dias depois, para engrossar as estatísticas de presos políticos do enclave ianque na América do Sul.

Becerra é um jornalista crítico da ocupação ianque da Colômbia e um denunciador dos crimes cometidos por paramilitares financiados pelo USA. Vive na Suécia na condição de refugiado político há mais de vinte anos. E não foi a primeira vez que Chávez entregou pessoas comprometidas com as causas do povo para o velho Estado reacionário colombiano, tendo feito o mesmo em pelo menos outras quatro ocasiões recentes de que se tem notícia.

Exercitando sua interminável capacidade de produzir bravatas anti-imperialistas e tentando disfarçar que agiu seguindo instruções de Bogotá, Chávez ainda levantou a possibilidade de que a entrada de Joaquín Pérez Becerra em território venezuelano tenha sido uma armadilha arquitetada por seus "inimigos": "Não tenho a menor dúvida que o trouxeram aqui para nos jogar uma batata quente".

Chávez cacarejou ainda que a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a CIA sabiam "até o número do assento em que viajava esse senhor".

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Venezuela e Colômbia: parceiros dos monopólios

A prisão de Joaquín Pérez Becerra foi condenada até mesmo por indivíduos, entidades e organizações iludidas ou comprometidas de alguma forma com a "República Bolivariana da Venezuela". É o caso dos subescritores da "Campanha de Solidariedade Pela Liberdade do Jornalista Joaquín Pérez Becerra", manifesto que conta com a assinatura de um sem número de ativistas e cuja redação diz que a atitude de Hugo Chávez é incoerente com a "revolução" venezuelana, à qual eles se dizem solidários:

"O governo da Colômbia o acusa [a Joaquín Pérez Becerra] de pertencer às Farc, como o faz com tanta gente. Mais uma vez, a 'prova' estaria nos computadores de Raúl Reyes, lâmpada de Aladim que tem servido para acusar pessoas do país e do exterior, inclusive a governos, como é o caso do presidente Hugo Rafael Chávez Frias, da República Bolivariana da Venezuela".

Ocorre que nem a entrega de Joaquín Pérez Becerra à Colômbia ocupada pelo imperialismo foi incoerente com a "revolução" de fachada de Chávez, nem as reiteradas acusações das sucessivas gerências colombianas de direita contra Chávez obedecem a uma disputa política e ideológica autêntica entre dois Estados de naturezas supostamente antagônicas.

Ao contrário. O Estado venezuelano controlado pelo oportunista Hugo Chávez e o Estado colombiano ocupado pelo imperialismo são complementares e parceiros no empreendimento maior de perpetuar as velhas estruturas burocráticas de um lado e de outro da sua fronteira comum, ficando as bravatas e trocas de acusações à sorte das demandas de ocasião — principalmente as eleitoreiras — que afloram no dia-a-dia do gerenciamento da América Latina para os monopólios.


Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja