No litoral da Somália, centenas de tonéis com lixo atômico e industrial, despejados clandestinamente por navios provenientes de países ricos, vazam contaminantes que provocam doenças e malformações na população.

Contêineres de lixo tóxico foram lançados à praia pelo tsunami de 2004
Atualmente, a Somália só é notícia no monopólio dos meios de comunicação quando o assunto é pirataria. Mas, por que um povo tradicionalmente pescador passaria a sequestrar navios internacionais? Qual é a história desse país? Como vivem seus habitantes?
Situada na região conhecida como Chifre da África, a Somália nasce em 1960 como fruto de um acordo entre as potências imperialistas Inglaterra e Itália. Depois de um período de relativa calma, conflitos internos levaram à guerra civil e, em 1991, o governo central como tal desaparece, dando lugar a senhores da guerra que dividem o poder fragmentado em regiões, mas sem cessar a violência. Em 1992, a ONU inicia uma "missão humanitária" encabeçada pelo USA. Mas, dois anos depois, os ianques desistem (esta história é contada do jeito deles no filme Falcão negro em perigo) e a ONU continua até 1995, quando também se retira.