Walter Valadares de Castro: Herói da luta camponesa de Trombas e Formoso

A- A A+
Pin It

http://www.anovademocracia.com.br/81/14awalter.jpg

Recebemos, com profundo pesar, a notícia do falecimento do velho combatente do povo, leitor e apoiador de A Nova Democracia em Goiânia, o companheiro Walter Valadares de Castro, às 23 horas do dia 11 de agosto, devido a complicações de uma pneumonia.

Walter Valadares nasceu em 1935, na cidade de João Pinheiro, Minas Gerais. Participou ativamente do movimento estudantil enquanto estudou no Colégio Lyceu de Goiânia e participou da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. Participou ativamente da campanha "O Petróleo é nosso", organizada pelo Partido Comunista do Brasil.

Aos 16 anos ingressou no PCB.

Em sua trajetória militante, ele foi membro da direção da União da Juventude Comunista e também secretário dos comitês do Partido Comunista do Brasil – PCB de Goiânia, Formoso e Anápolis. Ocupou o posto de secretário dos comitês estaduais do PCB em Goiás, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ser membro da Comissão de Trabalhos Especiais do Comitê Central (encarregada da montagem e funcionamento da estrutura para entrada e saída de quadros do país, montagem e realização do congresso do partido, instruções sobre segurança em tempos de repressão e início de preparação para a luta armada).

Em 1954, aos 20 anos, Walter abandonou o emprego de funcionário público da Assembleia Legislativa de Goiás e partiu para Trombas, com o objetivo de auxiliar a organização dos camponeses e construir o partido comunista na região. Partiu de Goiânia levando armas, munição, papel e um mimeógrafo para rodar os volantes de propaganda da luta camponesa. Walter Valadares teve importante participação na luta armada camponesa de Trombas e Formoso e, após a derrota dos posseiros, prosseguiu com sua intensa atividade de dirigente comunista, até ser preso pelo gerenciamento militar.

Até o final de sua vida, Walter Valadares prosseguiu apoiando energicamente a luta dos trabalhadores do campo e cidade.

O corpo de Walter Valadares foi sepultado no cemitério de Santana, em Goiânia, no dia 12 de agosto. Seus companheiros de luta, operários, estudantes, camponeses, intelectuais, compareceram e lhe prestaram honras no último adeus a esse valoroso combatente das causas populares.


LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja