O aboio e os guerreiros do sertão

Cantador, compositor, tocador de viola e pesquisador da cultura popular brasileira, o alagoano Eliezer Teixeira realiza um trabalho de música popular, tendo por base pesquisas sobre várias manifestações folclóricas, folguedos de vários cantos do país. Nascido e criado no sertão, junta em toda sua pesquisa as raízes culturais que envolve os aboios e a festa de guerreiros, comuns em sua região, divulgando arte popular por onde passa.

— Sou de Mangabeira, bem no sertão nordestino, e só fui conhecer a urbanização, no caso, em Palmeira dos Índios, a cidade mais próxima, por volta dos oito anos de idade. Até então era um garoto sertanejo, cujo universo era unicamente o sertão. Um menino que tinha tudo que queria bem na sua frente: aquela vegetação verdinha quando chovia, uma roça de algodão vasta, uma roça de milho, um bom cavalo, o gado leiteiro — lembra com alegria.

— Costumava pegar as espigas de milho, com aqueles cabelinhos lindos no sol da manhã, e levar de presente para a Maria, filha de um fazendeiro que tinha ao lado. Era aquele amor platônico. Na verdade, posso dizer que namorei todas as meninas ali do entorno, só que nenhuma namorou comigo (risos) — brinca Eliezer.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin