Cantador, compositor, tocador de viola e pesquisador da cultura popular brasileira, o alagoano Eliezer Teixeira realiza um trabalho de música popular, tendo por base pesquisas sobre várias manifestações folclóricas, folguedos de vários cantos do país. Nascido e criado no sertão, junta em toda sua pesquisa as raízes culturais que envolve os aboios e a festa de guerreiros, comuns em sua região, divulgando arte popular por onde passa.
— Sou de Mangabeira, bem no sertão nordestino, e só fui conhecer a urbanização, no caso, em Palmeira dos Índios, a cidade mais próxima, por volta dos oito anos de idade. Até então era um garoto sertanejo, cujo universo era unicamente o sertão. Um menino que tinha tudo que queria bem na sua frente: aquela vegetação verdinha quando chovia, uma roça de algodão vasta, uma roça de milho, um bom cavalo, o gado leiteiro — lembra com alegria.
— Costumava pegar as espigas de milho, com aqueles cabelinhos lindos no sol da manhã, e levar de presente para a Maria, filha de um fazendeiro que tinha ao lado. Era aquele amor platônico. Na verdade, posso dizer que namorei todas as meninas ali do entorno, só que nenhuma namorou comigo (risos) — brinca Eliezer.