Piratas europeus saqueiam mar da Somália

http://www.anovademocracia.com.br/88/16c.jpg
A Guarda Costeira é formada por voluntários, e negociou o resgate do cargueiro MV Faina com seu proprietário no Panamá

Um relatório publicado no último mês de fevereiro pela organização Global Policy Forum traz novos elementos sobre o fato já registrado por outras fontes, e solenemente ignorado pela ONU e pelo monopólio internacional dos meios de comunicação, de que os mais de três mil quilômetros da costa da Somália, na região do Chifre da África, patrulhados por uma frota militar capitaneada pelas potências que estão ali a pretexto de combater "piratas", e uma das mais ricas zonas de pesca do mundo, é alvo sistemático de pilhagem por parte de grandes empresas do ramo pesqueiro da Europa e da Ásia, que se aproveitam de que há mais de duas décadas o país não tem um governo efetivo, nem tampouco uma marinha capaz de vigiar suas águas territoriais.

Os autores do relatório, Suzanne Dershowitz e James Paul, mostram que os navios de pesca estrangeiros atuam em larga escala no litoral da Somália, em detrimento dos pescadores locais, que enfrentam escassez de peixes, enquanto os estrangeiros vêm ganhando milhões de dólares por ano com as vendas de atum, tubarão, lagosta e camarão capturados ilegalmente.

"Cerca de 700 embarcações estrangeiras operavam nestes águas em 2005, e muito bem armados [...]

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro