Obama incrementa verba da Usaid

A- A A+

Por que, em meio a uma profunda crise geral dos monopólios, crise esta que, por exemplo, obriga o chefe do imperialismo ianque a adotar medidas internas de arrocho em pleno ano eleitoral, por que, então, Obama solicitaria ao Congresso do USA a liberação de nada menos do que US$ 51 bilhões para "ajuda internacional" em 2013, um aumento em cerca de US$ 10 bilhões no valor do montante na comparação com o que foi liberado para o ano fiscal de 2012? Certamente não é porque os ianques, digamos, podem perder as calças mas não podem perder a compaixão...

O real motivo desta fartura de recursos em tempos de crise é que toda esta caridade e apoio ao "desenvolvimento sustentável" nas semicolônias do mundo é fachada para a CIA e para as grandes corporações ianques, para a ingerência, a sabotagem, a espionagem e a pavimentação de caminhos para a exploração por parte dos grandes monopólios, ou seja, tudo o que ora é especialmente necessário para ajudar o imperialismo a respirar, a ganhar alguma sobrevida justamente em meio à crise geral.

A maior parte dos bilionários recursos reservados pelo imperialismo ianque para a "ajuda internacional" é gerido pela assim chamada "Agência do USA para o Desenvolvimento Internacional" (Usaid), cujo real propósito não é nem nunca foi prestar solidariedade "do povo americano", como diz seu slogan, às nações pobres da América Central e da América do Sul.

Quando o USA atua na América Latina, seja diretamente, seja por meio dos organismos internacionais do imperialismo, há poucas coisas que são feitas por aqui sem a participação da Usaid.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja