"Dividocracia" e "Catastroika" na Grécia

A- A A+

http://www.anovademocracia.com.br/88/15a.jpg

No início de março o jornal catalão Gara publicou uma entrevista com o jornalista e economista grego Leonidas Vatikiotis, que ficou conhecido por ser o editor científico do recente documentário "Dividocracia", que mostra como as políticas impostas pela Europra do capital monopolista e financeiro às nações "periféricas" da União Europeia levaram à devastação econômica e social destes países. O filme mostra também como agora a "gestão" da "crise da dívida" pelos poderosos da UE atende apenas aos interesses dos grandes grupos financeiros das potências europeias, sobretudo da Alemanha, castigando ainda mais as massas trabalhadoras da Grécia, Irlanda, Portugal e outros membros ditos "de segunda linha" da zona do euro.

Na entrevista ao Gara, Leonidas Vatikiotis, que atualmente está empenhado em uma campanha por uma auditoria da dívida externa grega para identificar o quanto desta dívida é ilegítima mesmo sob as regras do sistema financeiro internacional, confronta o discurso dos financistas e do monopólio da imprensa burguesa dizendo que na origem do atual estado das coisas na Grécia estão o FMI e a Otan. Ele ressalta que o problema da Grécia "não são os salários, o custo do Estado de bem estar, porque na realidade nunca chegamos a desfrutar de altos salários nem de hospitais bem equipados".

A verdadeira causa do crescimento descontrolado da dívida grega foram "os empréstimos do FMI ajudados por uma classe política corrupta e um gasto militar descontrolado".

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja