Hugo Martins: a voz do frevo

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/88/14a.jpg
Hugo, no estúdio de onde comanda, há 45 anos, seu programa de frevo

Há alguns anos a prefeitura do Recife, gerenciada pelo PT, implantou um modelo que chama de carnaval multicultural. Segundo o radialista Hugo Martins, trata-se de "uma fórmula que permite importar músicos estranhos ao carnaval, que recebem seus pagamentos em dia e às vezes até adiantados, em detrimento dos pernambucanos. Este absurdo acontece inclusive na abertura do carnaval recifense, que agora é feita até por músicos estrangeiros". Hugo tem razão e bagagem de sobra para formular suas críticas. Afinal de contas, há 45 anos que ele comanda o programa O Tema é Frevo, na Rádio Universitária FM, único programa a divulgar esse tipo de música o ano inteiro.

Paraibano de Rio Tinto, ele chegou a Pernambuco em 1948, aos 11 anos, e começou no rádio em 1956, como operador de som. Nesse período participou de algumas greves e mobilizações de sua classe. "Em 1962 cheguei a ser demitido na Rádio Jornal após uma paralisação dos radialistas. Muita gente perdeu seus empregos e fomos pro Rio de Janeiro, porque as rádios daqui não queriam nos empregar".

"Em todas as épocas do ano se ouve música popular brasileira. E frevo é música popular brasileira!" — é um dos seus bordões prediletos, que ele repete no programa O tema é frevo, que ele pôs quando voltou para Pernambuco, em 10 de outubro de 1967, primeiramente pela Rádio Universitária AM, e depois pela FM. "Infelizmente a Rádio Universitária AM foi sucateada pela Universidade Federal de Pernambuco e, desde o ano passado, saiu do ar". O programa foi transferido para a estação FM, mantendo o seu público com acesso às preciosidades que Hugo toca aos sábados, a partir das 16h.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja