194 anos do nascimento de Karl Marx

A- A A+

Gigante do proletariado mundial

http://www.anovademocracia.com.br/89/14b.jpg

Em 5 de maio completam-se 194 anos do nascimento de Karl Heinrich Marx, na cidade de Tréveris, Alemanha.

Marx formou-se em direito, estudou com afinco a filosofia e defendeu magistralmente a sua tese de doutorado A diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro.

Marx também foi jornalista e fez da Gazeta Renana uma tribuna democrático-revolucionária, enfrentando a forte censura e perseguições políticas.

Ele se postou, sempre e voluntariamente, à frente nos estudos e nos combates do proletariado. Trabalhava infatigavelmente onde e quando pudesse.

Em suas recordações, seu genro e camarada de armas Paul Lafarge registrou: "A atividade de Marx não dizia respeito apenas ao seu país de origem: ‘Sou cidadão do mundo’, dizia, ‘e trabalho onde me encontro’. Com efeito, para onde quer que fosse conduzido pelos acontecimentos e pelas perseguições políticas, na França, na Bélgica e na Inglaterra, ele participava ativamente dos movimentos revolucionários que se desenvolviam."

A partir de 1844, quando conheceu Friedrich Engels, Karl Marx teve nele inestimável suporte para erigir sua monumental obra. Marx foi o fundador e dirigente da primeira Internacional. Combateu tenazmente o oportunismo e as correntes anarquistas que predicavam um ‘socialismo’ não proletário.

Karl Marx foi o fundador do comunismo científico, o artífice da tática e da estratégia revolucionária do proletariado. O marxismo é a arma com a qual o proletariado e seu destacamento de vanguarda poderão, como é apontado no Manifesto do Partido Comunista, redigido por Marx e Engels em 1847, promover a "derrubada violenta de toda a ordem social existente" e edificar uma sociedade sem classes, sem a exploração do homem pelo homem: o comunismo.

Ele foi o maior entusiasta da Comuna de Paris de 1871 e, após a sua derrota, defendeu-a ardorosamente, extraindo valioso aprendizado para os futuros combates do proletariado e seu partido.

Além dos conhecidíssimos Manifesto do Partido Comunista e do genial trabalho O Capital, estão entre suas principais obras: A Sagrada Família, A ideologia Alemã, A miséria da Filosofia, O 18 de Brumário de Luis Bonaparte, A guerra civil na França, Contribuição a crítica da Economia Política, entre outras.

A 14 de Março de 1883, o incansável dirigente e combatente do proletariado "adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono*".

Após a morte de Marx e Engels, o marxismo, como ideologia do proletariado, foi desenvolvido por Lênin, que com a Revolução de Outubro de 1917 abriu as portas da história para a era da Revolução Proletária. Então marxismo-leninismo, foi defendido e aplicado na luta hercúlea pela construção do socialismo, sob a direção de Stálin, e obteve novo desenvolvimento com Mao Tsetung e a Revolução Chinesa, alcançando seu patamar mais elevado com a Revolução Cultural Proletária, devenindo-se em Marxismo-Leninismo-Maoísmo.

___________
*Karl Marx, de V. I. Lenin, Obras Escolhidas, editora Alfa Omega.


LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja