Dengue expõe miséria da saúde na semicolônia Brasil

A- A A+

http://www.anovademocracia.com.br/90/07-a.jpg

O descalabro se repete. Não é surpreendente, mas é infame. Entra ano, sai ano, nenhuma medida eficaz é tomada por parte dos gerenciamentos municipais, estadual e federal no sentido de minimizar a mazela da dengue entre a população do Brasil. Agora mesmo, em meados 2012, já findo o verão, o número de casos da doença e a epidemia assola várias cidades em várias partes do país.

No Rio de Janeiro, o secretário municipal de Saúde da capital, Hans Dohmann, foi obrigado a admitir no final de abril que a cidade vive uma epidemia de dengue, uma vez que, em março, foram registrados mais de 300 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes. Já são 19 os mortos no estado em função da doença em 2012. Quem sofre mais, como sempre, é a população pobre. Os bairros da capital com maior incidência de dengue são Bangu, Madureira e Campo Grande, bem distantes da zona Sul. Até meados de maio já eram mais 90 mil casos suspeitos em todo o estado.

Em Alagoas, o número de casos de dengue registrados até o início de maio (mais de 8.500) já superava em 60% o número de casos registrados no mesmo período do ano passado. São 28 os municípios alagoanos onde a epidemia já se configurou.

No Mato Grosso do Sul, o exército foi chamado para ajudar a conter a epidemia na cidade de Corumbá, onde só neste ano já são mais de 1.500 notificações de casos suspeitos da doença. O bairro de Guatós registrou um índice de 22% de infestação predial do Aedes aegypti, o que é considerado crítico, pois o índice "permitido" pelo Ministério da Saúde é de apenas 1%.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja