Dez anos de resistência da imprensa popular e democrática

Em julho, o jornal A Nova Democracia completará uma década de existência. Não se trata simplesmente de uma marca, mas de uma grande vitória da imprensa democrática e popular em nosso país.

Quando em nossa primeira edição de julho/agosto de 2002 iniciamos nossa trajetória com a manchete Luta no campo sacode o Brasil, carregávamos o desejo e a esperança de que AND cumprisse seu papel como trincheira e tribuna das classes trabalhadoras do campo e cidade em nosso país e das massas em luta pelo mundo todo.

Desde o primeiro dia navegamos em mares turbulentos e sempre tivemos nas massas populares, nos democratas e intelectuais comprometidos com a luta por uma nova cultura, uma nova economia e uma nova política, nosso porto seguro.

São dez anos de embates e polêmicas. Dez anos informando o povo brasileiro sobre suas lutas, noticiando os combates travados pelas massas em todo o mundo, sobre os mais variados assuntos de interesse dos brasileiros que lutam por um país livre do jugo do imperialismo e da semifeudalidade. Que lutam por uma nova e verdadeira democracia.

43Agradecemos a todos e a cada um dos nossos leitores, apoiadores e colaboradores, aos camponeses, operários, estudantes, professores, homens e mulheres do povo, que fazem de AND um instrumento efetivo de sua luta.

Nesses dez anos nos empenhamos para que o jornal estivesse sempre à altura do desenvolvimento da luta de classes em nosso país e no mundo. Não poupamos esforços para que AND correspondesse a essas lutas que a cada dia se intensificam.

Entendemos que para seguirmos cumprindo esse papel, necessitamos alcançar novo patamar. Nos preparamos para uma nova e ousada meta: a tiragem quinzenal de A Nova Democracia. É uma tarefa árdua, que irá nos apresentar novos desafios e dificuldades.

44Nos dias 8 e 9 de junho, realizaremos uma série de atividades celebrando os 10 anos do jornal: a 2ª reunião nacional dos comitês de apoio ao AND; um debate sobre a história e os desafios da imprensa popular, que contará com a presença de representantes de diversos veículos democráticos como: Raimundo Pereira (diretor do jornal Movimento nos anos de 1970/80 e diretor editorial da revista retrato do Brasil), Vito Giannotti (membro do conselho editorial do jornal Brasil de Fato e do Núcleo Piratininga de Comunicação), Maurício Azêdo (presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI) e José Arbex Jr. (membro do conselho editorial da revista Caros Amigos). Realizaremos também a reunião do Conselho Editorial de AND e, finalmente, uma festa popular com a presença de artistas já entrevistados pelo jornal. Essa celebração agregará mais elementos rumo a esse novo estágio que tanto ansiamos alcançar.

Convocamos nossos leitores e apoiadores para, juntos e com entusiasmo, nos lançarmos nessa tarefa, confiantes de que mantendo-nos junto do povo e de suas lutas, seremos capazes das maiores proezas.

Saudações de Nova Democracia!


NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin