2ª reunião nacional dos comitês de apoio - Avante, rumo ao AND quinzenal!

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/91b/03d.jpg
Quinze comitês de apoio mandaram representantes para a reunião

Abrindo as atividades de celebração dos dez anos do jornal A Nova Democracia, no dia 8 de junho foi realizada, na sede do jornal no bairro de São Cristóvão, a 2ª reunião nacional dos comitês de apoio ao AND.

Durante todo o mês que antecedeu a reunião, companheiras e companheiros dos 23 comitês organizados nas diferentes regiões do país trabalharam com afinco, realizando o balanço do último ano de atividades e reunindo recursos para a viagem até o Rio de Janeiro.

Os preparativos para essa importante reunião correram de Belém do Pará a Foz do Iguaçu, no Paraná, e, superando todas as dificuldades, 33 apoiadores, representando 15 comitês de apoio, compareceram à reunião com recursos próprios.

Os companheiros de Belém, no Pará, venceram mais de três mil quilômetros de distância, os de Rolim de Moura mais de 2.700 quilômetros. Estiveram presentes também representantes dos comitês de Belo Horizonte e Montes Claros – MG; Goiânia – GO; Fortaleza – CE; Brasília – DF; São Paulo – SP; Rio de Janeiro e Macaé – RJ; Curitiba e Foz do Iguaçu – PR, Vitória – ES; Recife e Petrolina – PE.

Tomando como ponto de partida a 1ª reunião nacional realizada em Goiânia em meados do ano passado, a 2ª reunião significou um salto em todos os aspectos: reunimos mais comitês e mais companheiros. Demostramos maior capacidade de mobilização e organização. Todos viajaram com recursos próprios e os comitês presentes prepararam relatórios detalhados quantitativos e qualitativos, demonstrando maior conhecimento e domínio do trabalho de divulgação dos jornais na região e fornecendo dados mais completos para o balanço nacional do jornal.

A ordem do dia da reunião constituiu-se em um debate sobre a situação política nacional e internacional e como a imprensa democrática e popular deve se preparar para corresponder ao atual estágio de luta das massas. Na sequência, foi dado um informe sobre trabalho geral do jornal, incluindo a luta por sua produção e a meta de alcançarmos a tiragem quinzenal. E, finalmente, foi apresentado um quadro geral do trabalho de divulgação baseado nos informes dos 23 comitês e núcleos de apoio do jornal organizados em todo o país.

Em um segundo momento, todos os comitês apresentaram seus relatórios, fizeram retificações e acréscimos importantes nas informações, dando à direção do jornal maiores condições de avaliar os êxitos e debilidades do trabalho de propaganda e projetar os novos passos rumo à arrojada meta do AND quinzenal.

A reunião foi uma importante demonstração do crescimento e enraizamento de AND entre as massas. Foram dados informes de importantes experiências como a realização das brigadas de agitação e propaganda do jornal; do trabalho dos cotistas que realizam a venda direta em meio ao movimento popular, da montagem de bancas com o jornal em universidades e atividades dos movimentos populares, a realização de atividades culturais que reúnem ativistas do movimento popular e apoiadores do jornal, etc.

Durante os informes dos comitês tivemos importantes exemplos e travamos lutas que devem ser levadas adiante.

O companheiro Waldir Tavares, responsável pelo comitê de Macaé, no Norte Fluminense, operário, ferroviário, advogado, um experimentado militante comunista e incansável propagandista de AND, deu um notável exemplo. Ele, que desde os primeiros dias do jornal contribuiu incansavelmente mantendo um permanente e minucioso trabalho de recolhimento de finanças, apresentou a sua organizada caderneta de anotações das colaborações e depósitos. Nela há mais de R$ 6 mil registrados em doações de colaboradores para a imprensa popular e democrática! Durante a sua fala, o companheiro Waldir apresentou mais um cheque de R$ 250. Mais uma colaboração vital para a existência do jornal.

Alguns informes de comitês que não conseguiram cumprir todas as tarefas programadas demonstravam certo abatimento e pessimismo. Nesse momento, o companheiro Joaquim Pereira, operário da construção e responsável pelo comitê de apoio em Montes Claros, fez um vibrante chamamento a todos para encararem as tarefas com decisão e otimismo. Em seu relato, ele chamou a atenção para a luta incessante das massas, da dificuldade com que os operários e camponeses enfrentam o dia a dia e que o jornal deve estar sempre a altura das massas que lutam em nosso país e no mundo. Informou que os cem jornais que são enviados para o seu comitê mal dão para suprir os diversos contatos e que poderiam fazer mais ainda se recebessem mais jornais.

São demonstrações como essas, e dos companheiros de Rondônia, Pernambuco e Norte de Minas, nossos campeões em vendas das rifas para a arrecadação de fundos para as atividades de 10 anos do jornal, que devem servir de exemplo para todos os comitês. Esses companheiros, atuantes em regiões mais empobrecidas de nosso país, foram capazes de convencer o maior número de pessoas a colaborarem com a imprensa democrática e popular.

A reunião durou seis horas e outras tantas seriam necessárias para que pudéssemos debater e organizar ainda mais a nossa luta. Mas, outras atividades preparadas para celebrar os 10 anos de AND nos aguardavam. Encerramos a 2ª reunião nacional dos comitês de apoio satisfeitos e confiantes de que corrigindo nossos erros, nos apoiando nas amplas massas populares e confiando nelas, nos lançaremos decididamente ao trabalho, seremos capazes de superar todas as dificuldades e consolidar um novo salto para o AND quinzenal!


Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira