Norte de Minas: Camponeses exigem terra para famílias e punição para o latifúndio

Norte de Minas: Camponeses exigem terra para famílias e punição para o latifúndio

Print Friendly, PDF & Email

Uma combativa manifestação com mais de 500 pessoas tomou as principais ruas de Montes Claros, no dia 16 de março, para protestar contra o ataque de pistoleiros a mando do latifúndio as famílias que ocupam a fazenda Norte América.

Os camponeses, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia e pela Frente Nacional de Luta (FNL), exigiram o assentamento das 200 famílias que ocupam a fazenda Norte América desde o dia 18 de fevereiro deste ano.

“O ataque foi planejado aqui. Ficou claro que eles queriam eliminar as lideranças. Por isso o ato é em apoio às vítimas, mas também reivindicando a reforma agrária para garantir o sustento das famílias que lá estão.”, afirmou o coordenador da FNL, Geraldo Pires de Oliveira, em entrevista a um órgão do monopólio de imprensa (G1).

Durante o protesto, que se iniciou na Praça da Estação (no centro da cidade) e se encerrou no Parque de Exposições Geraldo Athayde (no bairro de Alto São João), os manifestantes também exigiram a prisão dos executores e mandantes do criminoso atentado contra os camponeses que ocupam a fazenda Norte América, no município Capitão Enéas, ocorrido no dia 8 de março, fato denunciado na última edição de AND.

O protesto contou com a participação de camponeses de acampamentos, assentamentos e áreas revolucionárias de diferentes municípios do Norte de Minas Gerais.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: