Foto: Paulo Veiga/Inter TV
Moradores de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio, realizaram, no dia 6 de junho, um protesto com um caixão simbolizando o falecimento do transporte público no município. O ato aconteceu no terminal Rodoviário Roberto da Silveira, na região central da cidade.
Segundo os moradores, o número de veículos tem diminuído gradativamente, fazendo com que os moradores tenham que pegar carona com vizinhos e com veículos escolares e rurais para conseguirem ir trabalhar.
Os moradores de Campos dos Goytacazes enfrentam há vários anos uma verdadeira crise no transporte público. Durante os sucessivos governos, os moradores convivem com escassez de veículos, superlotações, veículos em mal estado de conservação, atrasos e outros problemas.
Desde 2016, quando, por meio da farsa eleitoral, assumiu o prefeito Rafael Diniz/PPS, a situação só veio a piorar. Se já não bastasse os problemas já relatados, os moradores têm enfrentado a falta quase que total de ônibus, dada a pugna desatada entre o cartel dos donos de empresas de ônibus, a prefeitura e o cartel das vans, por conta de problemas com licitações.
Recentemente, os donos das empresas tiraram vários veículos de circulação para obrigar o prefeito a diminuir o número de vans no município pois, segundo estes, o número grande de vans circulando tem prejudicado seus lucros. No meio da briga reacionária, o povo segue sofrendo com péssimos serviços.