AM: Protesto contra a expulsão do assentamento ‘Cemitério Indígena’

A- A A+
Pin It

Cerca de 300 indígenas realizaram um ato em frente à sede do governo do Amazonas, em Manaus, paralisando parcialmente o trânsito, na manhã do dia 8 de janeiro. Os indígenas, que lutam contra a reintegração de posse do assentamento indígena Comitêrio Indígena, localizado no bairro Nova Cidade (zona norte da capital), tentaram ainda ocupar a sede administrativa, mas foram impedidos pela Polícia Militar (PM).

O ato foi realizado em decorrência da notificação do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) para a reintegração da área. Hoje, lá vivem aproximadamente 380 famílias de 17 etnias diferentes, sendo as principais Apurinã, Cambebas, Kokama, Mundurucus e Tucano. A notificação ordena a saída dos indígenas até 18 de janeiro.

A indígena Lucy Ferreira, da etnia Mundurucus, relatou que na notificação consta que o terreno possui dono e o mesmo solicitou a expulsão da comunidade. Lucy, no entanto, relata que os indígenas estão cansados de promessa. “O governador foi até nós e disse que ninguém sairia do terreno. Só que mês passado as famílias foram notificadas a deixarem o local até janeiro. Não temos pra onde ir nem como pagar aluguel. Estamos reivindicando apenas nossos direitos como indígenas. Precisamos de moradia!”, protesta.

Os indígenas informaram que o local pertence à União e faz parte de um sítio arqueológico e, mesmo assim, foram notificados. Além disso, apesar das limitações, os indígenas realizam acolhimento aos haitianos e aos recém-chegados venezuelanos, conforme relata o Cacique “Onça Preta”, da etnia Mura.

“Estamos ocupando porque é uma área Federal. Um lugar nosso. Os povos de outros lugares, como venezuelanos e haitianos vieram e foram atendidos com casas para morar. Por que nós, povos indígenas, não temos a mesma oportunidade? Sabemos que é uma determinação federal, mas o estado pode intervir nessa situação”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja