Cinedebate ‘O golpe militar e a questão agrária’ ocorrerá em SP

A- A A+

Na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, acontecerá, na sede do Comitê de Apoio do AND, em São Paulo, importante cine-debate, que debaterá a relação entre a questão agrária e o golpe militar de 1964.

Serão exibidos os filmes:

Brasil: A terra Conturbada: Documentário raro recentemente divulgado em português, realizado pela emissora ianque ABC, no pré-1964, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O documentário que tinha a finalidade de criar na opinião pública do Estados Unidos medo de levantes camponeses no Brasil (como ocorrera em Cuba e na China), acaba por retratar a organização das Ligas Camponesas, dirigidas por Francisco Julião, revelando a estreita vinculação entre os interesses propagandísticos dos Norte-Americanos e dos latifundiários que sustentaram o golpe militar de 1964.

Memórias Clandestinas: Documentário sobre a revolucionária Alexina Crespo, companheira de Francisco Julião, principal dirigente das Ligas Camponesas, e sua atuação na organização das Ligas, movimento social agrário que lutou pela posse da terra e o fim da exploração do trabalhador rural entre 1950 e 1964. Alexina e seus quatro filhos falam das lutas ocorridas desde o seu casamento com Francisco Julião, passando pela organização das ligas, a guerrilha, o golpe e o exílio, um trabalho que ficou no silêncio e na clandestinidade.

O Cine-debate será às 18:45, na segunda-feira 14 de janeiro, na sede do Comitê de Apoio do AND em São Paulo, na Rua Silveira Martins, 133, conjunto 22 Sé e será aberto ao público.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja