Sem energia, moradores protestam em várias partes do país

A- A A+
Pin It

No município de Esteio, no Rio Grande do Sul, manifestantes bloquearam o trânsito em um protesto na BR-116 na noite de 7 de janeiro. Insatisfeitos com a falta de energia elétrica na região, os participantes do protesto queimaram pneus na via, km 257, no sentido Capital/Interior, na região da Vila Pedreira. A pista foi liberada somente às 23h30.

Pelo menos 124 mil ficaram sem energia elétrica em todo o Estado. As regiões Fronteira Oeste, Central, Noroeste, Norte, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, Metropolitana e Vale do Caí estão entre as mais afetadas pela falta do serviço.

Em Maceió, capital de Alagoas, moradores fizeram um protesto na AL-101 Norte na manhã de 1º de janeiro, contra a falta de energia no bairro Riacho Doce. O problema aconteceu após um carro bater em um poste e prejudicar a distribuição elétrica na região. Uma barricada foi erguida com pedaços de maneira em ambos sentidos da pista.

Anteriormente no dia 10 de dezembro, moradores de uma comunidade situada na rodovia BR-174, que liga Manaus, Amazonas, à Boa Vista, Roraima, bloquearam os dois sentidos da via em protesto. Os comunitários afirmam que a localidade está sem fornecimento de energia elétrica há seis dias.

Na região vive aproximadamente 400 famílias. “O poder público não olha para nenhum de nós. Hoje a nossa comunidade está a toa, está seis dias sem energia. Então hoje nós queremos apenas energia e deixar o pessoal sair, ir e vir. Hoje você não tem uma água gelada para beber, porque [a concessionária] não vem aqui olhar por nós.”, afirmou um morador em entrevista concedida ao monopólio de imprensa.

O protesto teve início por volta das 18h desta segunda e permaneceu até depois das 22h. Com pneus em chamas para impedir a passagem de veículos e bloquear os dois sentidos da rodovia, os moradores liberam apenas a passagem de alguns ônibus. Uma equipe da empresa responsável pelo fornecimento de energia esteve no local, mas o problema não chegou a ser resolvido.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja