AC: Indígenas ocupam sede do DSEI

A- A A+
Pin It

Indígenas das etnias Nukini e Náuas ocuparam a sede do Distrito de Saúde Indígena do Juruá, em Cruzeiro do Sul, para cobrar melhorias nos atendimentos de saúde, melhorias no saneamento básico e a saída da atual gerente, no dia 14 de janeiro. De acordo com os indígenas, a atual gerente, chamada Milena, está realizando diversas contratações irregulares, tornando o DSEI Juruá um “cabide de emprego”.

Os indígenas afirmam que qualquer um que denuncia essa prática é assediado pela gerente, enquanto isso, os atendimentos de saúde estão cada vez mais precários.

“Na gestão da Milena, ela calou a liderança. Hoje o movimento indígena acabou porque ela comprou e a mim ela tentou fazer da mesma forma: me ofereceu um emprego de R$ 2 mil pra calar minha boca, mas eu não me vendo e hoje estou aqui para discutir a saúde indígena. Hoje tá faltando tudo, equipe multidisciplinar, dentista… porque hoje só vai dentista para arrancar os dentes da gente e a gente quer que o dente seja tratado”, denunciou o indígena Paulo Nukini.

Outros indígenas denunciam as precárias condições da Unidade Básica de Saúde, na qual são fornecidos remédios vencidos.

Além disso, há falta de água e saneamento básico. Célia Oliveira, da etnia dos Nauás, reclama a construção urgente de um poço artesiano e afirma, em conjunto com os demais indígenas, que só sairá da sede do DSEI com soluções efetivas.

“A gente vai ficar aqui por tempo indeterminado. A gente que passa a dificuldade é que sabe como está a aldeia. O nosso posto de saúde está todo quebrado, não tem como fazer preventivo, não tem como fazer nada. Dão pra gente até remédio vencido e é por isso que estamos aqui, porque queremos uma resposta. A gente só saí daqui com alguma solução.”, exclamou.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja