Norte de Minas: 'Movimento Paz no Campo' comanda mais uma ação ilegal da PM contra camponeses

A- A A+

Armas usadas por pistoleiros a soldo do latifúndio da fazenda Norte América em ataque contra camponeses em 8 de março de 2018

No último dia 23 de janeiro, policiais militares comandados pessoalmente pelo latifundiário Leonardo Andrade, invadiram, sem ordem judicial, o Acampamento "Recanto das Águas" organizado pela FNL-Frente Nacional de Lutas, na Fazenda Norte América, localizada no município de Capitão Enéas.

Os policiais ameaçaram de prisão a coordenadora do acampamento quando esta exigiu que fosse apresentado o mandato judicial e agrediram fisicamente um camponês. Segundo afirma liderança da FNL, “os camponeses estão em uma área onde há um acordo judicial para a permanência das famílias e os policiais a serviço do latifundiário buscam intimidar as famílias para que estas saiam das terras que reivindicam sua desapropriação para a reforma agrária”.

Em abril do ano passado estas mesmas famílias foram alvo de uma tentativa de massacre comandada diretamente pelo mesmo latifundiário Leonardo Andrade que, após comprovada a sua atuação como mandante do hediondo crime, supostamente, encontrava-se foragido até o momento. 

Segundo denuncia uma liderança da FNL, “as constantes provocações e ameaças da PM contra as famílias acampadas são parte da atuação de um grupo criminoso formado por latifundiários da região organizados na Sociedade Rural autointitulado ‘Movimento Paz no Campo’ que, com a cobertura e participação da polícia, tem cometido toda sorte de arbitrariedades e violências contra camponeses, quilombolas e indígenas no vão objetivo de frear a luta pela terra e por territórios”.

Para mais informações sobre a tentativa de massacre promovida por Leonardo Andrade e o "Movimento Paz no Campo” na Fazenda Norte América, em abril do ano passado, ver o depoimento dos camponeses concedido com exclusividade ao AND, poucos dias após o ocorrido: https://anovademocracia.com.br/no-207/8496-camponeses-relatam-ataque-de-pistoleiros-em-capitao-eneas

Pouco mais de uma semana após o covarde ataque do latifúndio contra camponeses de Capitão Enéas, ocorrido em março de 2018, mais de 100 famílias organizadas pela FNL e LCP realizaram combativa manifestação de repúdio em Montes Claros

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza