PA: Trabalhadores da educação iniciam greve

A- A A+
Pin It

Os trabalhadores da rede municipal de Breves, na ilha de Marajó, realizaram assembleia geral no dia 31 de janeiro para deflagração de greve por tempo indeterminado até o pagamento dos salários atrasados desde novembro.

Dados do autodenominado “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), disponíveis na internet, apontam que o gerenciamento municipal já recebeu R$ 19 milhões em repasses de verbas federais. Para impedir a greve, a Secretaria Municipal de Educação realizou o pagamento dos salários de janeiro, no entanto, os trabalhadores afirmam a ocorrência de diversos problemas nos pagamentos como descontos indevidos no pagamento de horas-extras e gratificações. Alguns trabalhadores não chegaram nem a receber os salários. Até o momento os contracheques ainda não foram disponibilizados.

Na manhã de 01/02 os trabalhadores foram até as escolas para conversar com a comunidade sobre os motivos da greve. Durante a tarde foi realizado um ato nas principais ruas de Breves e, em seu encerramento, ocorreu com um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação contra os atrasos salariais e a precarização da educação na cidade.

Durante a assembleia geral o professor Raimundo Cavalcante denuncia que a situação é precária: segundo ele, em algumas escolas já está faltando até mesmo merenda escolar para os alunos. “Já estamos sem condições financeiras para pagar as nossas contas, sem dinheiro até para comprar comida e ainda temos que dar aula vendo nossos alunos com fome porque não há merenda nas escolas.”, expõe.

Já os trabalhares da rede municipal de Irituia, nordeste paraense, também declararam greve por tempo indeterminado. Em audiência realizada com a secretaria municipal de educação no dia 29 não foi informado quando os pagamentos serão realizados. Além disso, o gerenciamento municipal anunciou que irá fazer uma revisão no plano de cargos carreiras e salários devido à falta de recursos para pagamento.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja