AM: Professores indígenas protestam por pagamento de salários

A- A A+
Pin It

Cerca de 500 professores temporários da educação indígena de São Gabriel da Cachoeira, localizado na tríplice fronteira distante cerca de 800 quilômetros de Manaus realizaram um ato exigindo o pagamento de salários e demais direitos trabalhistas, além da realização de concurso para professores indígenas. O protesto ocorreu no dia 7 de fevereiro. O município conta atualmente com uma das maiores concentrações de nações indígenas do país, de acordo até mesmo com o IBGE. Após o ato os indígenas decidiram ir com cartazes e gritando palavras de ordem para a prefeitura cobrar explicações, mas o prefeito não os recebeu. Os trabalhadores decidiram então realizar uma passeata até a casa do prefeito para exigir seus direitos e, chegando ao local, o gerente municipal informou que só irá pagar os salários no dia 15, não dando previsão sobre os demais direitos.

Um dos integrantes da Fundação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Edson Baré, denunciou que a falta de pagamento está impactando muitos trabalhadores e deixando-os em graves dificuldades financeiras para o sustento de suas famílias. Além disso, Edson exige um concurso diferenciado que respeite a variedade linguística das nações indígenas.

“O contrato de muitos professores terminou ano passado e ele não pagou a rescisão. Alguns nem receberam o 13º salário e estão passando necessidade. Os professores aqui trabalham com uma cultura indígena. A maioria das pessoas vive num ambiente predominantemente indígena, então o concurso precisa ser diferenciado, focando em línguas nativas, justamente para que se conheça essas características.”, afirmou Edson.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja