Norte de Minas: Camponeses rechaçam construção de barragem

A- A A+

Parte da marcha que reuniu centenas de camponeses. Foto: Luzia Alane/Arquivo pessoal

Cerca de 120 camponeses residentes do distrito Vale das Cancelas, em Grão Mogol, no Norte de Minas, protestaram contra a instalação de uma mineradora na região. A manifestação bloqueou parte da BR 251 e percorreu ruas da região.

Os camponeses repudiam a instalação da mineradora porque isso impactaria diretamente sobre o acesso à água e à infraestrutura já precária da região, das quais dependem os pequenos produtores para irrigar e escoar a produção. A região sofre constantemente com as secas, que se agravariam com a atividade minerária.

Outro ponto criticado pelos moradores do distrito é o risco de crimes, como o que acometeu as populações de Mariana, há três anos, e de Brumadinho, no último 25 de janeiro, crimes perpetrados pela Vale S.A e por outras mineradoras transnacionais. No caso de Brumadinho, pelo menos 350 pessoas morreram, sendo que algumas centenas sequer foram encontradas.

"A luta contra a mineradora ocorre desde 2010, quando a empresa começou a buscar licenciamento ambiental para instalar o complexo minerário. Caso se instalar, as comunidades de Lamarão e São Francisco serão apagadas do mapa.", criticou Luzia Alane, representante da Comissão Pastoral da Terra de Montes Claros, em entrevista ao G1.

Pequenos produtores temem ficar sem água devido a exploração mineral. Foto: Luzia Alane/Arquivo pessoal

Os manifestantes rechaçam ainda a possível expulsão de cerca de 200 famílias que vivem no perímetro planejado para instalar o complexo minerário.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza