Chile: Moradores de Belloto Sul lutam por moradia

A- A A+
Pin It

Belloto Sul visto de cima. Foto: El Pueblo 

Moradores de Belloto Sul, na cidade de Quilpué, em Valparaíso, lutam pela dignidade e pelo direito à casa própria contra a empresa estatal Serviços de Moradia e Urbanização (Serviu, sigla espanhol), vinculada ao Ministério de Moradia e Urbanização. O monopólio estatal qualifica a região de Belotto Sul como área comercial e têm feito pressão para expulsar os moradores da região.

Os residentes de Belloto Sul se organizaram para montar um comitê para ter acesso aos subsídios do governo para a construção de moradias e brigar por ter seus terrenos reconhecidos pelo Estado reacionário chileno. No entanto, a prefeitura do município de Quilpé negou aos moradores o formulário necessário para formar o comitê.

A população de Belloto Sul relata as dificuldades de ter seus terrenos regularizados. “O Sr. Enrique Cubillos, funcionário do município nos disse que, por indicação do governo central, não era possível entregar mais formulários, para não gerar novos comitês na região. Então, fomos ao Ministério de Bens Nacionais, onde nos foi negado informação. E, finalmente, a Serviu de Valparaíso nos disse que o serviço deles não tem mais um sentido social naquela região, mas um sentido comercial e que não lhes interessa e não vão se responsabilizar por nenhuma realocação e nem pela quantidade de famílias que estão nessa situação.”, relatou um morador de Belloto Sul.

No dia 22 de fevereiro, a população de Belloto Sul recebeu uma segunda notificação de despejo. “Nós somos uma pedra no sapato da Serviu, enquanto eles esperam que nós abaixemos a cabeças perante um governo que odeia os pobres, os moradores contam com a ajuda de um advogado e continuam na justa luta pela moradia.”, afirma Sérgio, um dos residentes

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja