TO: Povos indígenas realizam manifestação em Palmas

A- A A+

Representantes indigenas mobilizados em frente à sede do MPF em Palmas, Tocantis. Foto: CIMI-Regional-Goiás/Tocantins.

Diversas etnias indígenas realizaram uma manifestação em frente à sede do Ministério Público Federal, no dia 22 de fevereiro, em Palmas, capital de Tocantins. Os indígenas organizaram-se em geral pela defesa de direito à seus territórios tradicionais e, em particular, contra a Medida Provisória 870/2019 do reacionário governo de Jair Bolsonaro, que coloca os processos de identificação e demarcação de terras indígenas realizados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, dirigido diretamente pela classe dos latifundiários, principais inimigos dos povos indígenas no Brasil.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) noticiou que estavam presentes na manifestação representantes dos povos indígenas Apinajé, Karajá Xambioá, Krahô, Xerente, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Krahô-Taykawra, todos do estado do Tocantins.

“Durante a audiência, as lideranças indígenas mostraram sua indignação e preocupação com as medidas do governo Bolsonaro”, relatou a entidade. “Suas colocações eram para a defesa das suas culturas, línguas, direitos e territórios. Deixaram claro que vão acompanhar de perto e permanentemente mobilizados as decisões do governo, e que não vão permitir que o atual governo acabe com os direitos que com tanto suor, sangue e dor conquistaram.”, conclui em nota publicada em seu site no dia 25 de fevereiro.

Os representantes indígenas participariam também de uma audiência, na qual protocolaram uma representação contra a Medida 870 e “fizeram várias denúncias sobre a precariedade no atendimento à saúde, educação e manutenção de estrada internas nas terras indígenas”.

Os povos indígenas do Tocantins afirmaram que irão se manter em “mobilização e luta permanentes” pelos seus direitos e  seguem lutando e resistindo junto aos camponeses, quilombolas, quebradeiras de coco, pescadores, e todo o povo.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja