RJ: Verão escaldante e moradores sem água em São Cristóvão

A- A A+

A cidade do Rio de Janeiro tem apresentado temperaturas elevadas desde meados de dezembro, batendo recordes de 41 a 42 º graus e chegando a apresentar sensação térmica de 54,5º graus na última semana. Porém moradores do bairro de São Cristóvão estão tendo que enfrentar o calor da cidade sem água nas suas residências.

O Comitê de Apoio ao AND foi informado por moradores da rua Sinimbu, localizada no bairro de São Cristóvão, norte do Rio de Janeiro que a região tem sofrido com constantes interrupções no fornecimento de água.

Segundo os moradores, nos meses de dezembro e janeiro não houve regularidade no abastecimento, o que os obrigava a esperar a chegada da água para poder abastecer as caixas d’água. E neste último mês o problema só piorou.

Para os moradores, a situação está se tornando cada dia mais insustentável, pois mesmo sem água na torneira são obrigados a pagar a conta que chega sem falta todo mês. As contas de janeiro e fevereiro foram de até R$ 200 e, em dezembro, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) chegou a cobrar mais de R$ 300 de alguns moradores.

Dona Betânia, moradora do bairro há 11 anos, conta que isso é recorrente. “Acho uma falta de respeito, porque não podemos deixar de pagar fatura, mas água não tem.”, protesta.

De acordo com a moradora, já foi feito abaixo-assinado e manifestação, mas a CEDAE não toma nenhuma providência e as contas, mesmo assim, continuam chegando. “Não somos assistidos por ninguém. Isso é um grande descaso com a sociedade. Estamos no abandono total.”, denuncia.

Betânia ainda diz que para garantir as atividades diárias é necessário fazer malabarismos. “Economizamos água ao máximo quando conseguimos encher a caixa d’água. Ou vamos para casa de parentes tomar banho ou lavar as roupas.”, conta Betânia ao AND.

Matérias semelhantes:

https://anovademocracia.com.br/noticias/10145-protestos-por-falta-de-agua

https://anovademocracia.com.br/noticias/10058-rj-moradores-de-campo-grande-e-guaratiba-protestam-por-falta-de-agua-e-luz

https://anovademocracia.com.br/noticias/8029-pe-falta-de-agua-gera-manifestacao

https://anovademocracia.com.br/noticias/8809-ap-moradores-fecham-rodovia-em-protesto-contra-falta-de-agua

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira