Desemprego real cresce no primeiro trimestre

A- A A+

O número real de pessoas desempregadas subiu para 27,5 milhões de pessoas, segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado apresenta o crescimento de 500 mil no número de desempregados reais, que, ao todo, atinge 24,3% da força de trabalho no país.

O número real de desempregados foi apresentado pelo IBGE como “subutilizados”, pois, no método adotado, o instituto fraciona os desempregados em três categorias, buscando diminuir o índice de desemprego. As três categorias são: os “desocupados” (àqueles que procuram emprego formalmente e não têm nenhuma atividade econômica), os “desalentados” (que são aqueles que não procuraram vaga de emprego formalmente num determinado período de tempo por conta da dificuldade) e os “subocupados” (aqueles que trabalham em uma carga horária inferior à adequada e, portanto, recebem menos).

O número de “desalentados” está, atualmente, em 4,7 milhões de pessoas, sendo que, no primeiro trimestre de 2019, cresceu em 6,7% comparado ao primeiro trimestre de 2018. O número de pessoas “subocupadas”, hoje em 6,8 milhões de trabalhadores, também subiu com relação ao primeiro trimestre do ano passado, em 7,3%.

Já o número de “trabalhadores por conta própria”, dentro dos quais incluem-se os camelôs, vendedores ambulantes e motoristas de transporte alternativo, chegou ao recorde histórico neste trimestre: foram 23,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O recorde também é expressão do desemprego e tampouco ajuda a recuperar a economia, pois não eleva o consumo das famílias.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja