RO: Camponeses retomam terras de Corumbiara

A- A A+

Manifestação camponesa em Corumbiara, 2015. Fonte: Resistência Camponesa.

No dia 5 de março, o jornal Resistência Camponesa noticiou em seu portal uma retomada da fazenda ZC, feita em dezembro de 2018 no município de Corumbiara, em Rondônia, local de importância simbólica e histórica para o movimento camponês brasileiro. Como o próprio jornal camponês coloca, "a fazenda em questão faz parte do complexo Seringal Santa Elina, palco do heroísmo de centenas de camponeses contra crimes hediondos cometidos por latifundiários, pistoleiros e policiais”.

A área tomada recebeu o nome de Manoel Ribeiro, camponês que tombou em meio à luta por conquistar seu direito à terra naquele mesmo complexo de fazendas durante a batalha de Santa Elina, em 1995.

O jornal relata que cerca de 50 famílias prepararam a tomada durante dois meses para “conquistar um pedaço de terra para viverem e trabalharem com dignidade”. Segundo a nota, a fazenda ZC "tem mais de 900 alqueires (2.023 ha) e, segundo os acampados, foi grilado pelos fazendeiros Zerfeso Marangoni e Rosane Klosinski Baioto Marangoni, de Vilhena".

Camponês assassinado após retomada

Ainda segundo o jornal Resistência Camponesa, após a retomada, em janeiro de 2019, o camponês Gustavo José Simoura, acampado na área Manoel Ribeiro, foi assassinado e, segundo sua família, seu corpo foi encontrado com sinais de tortura.

O jornal também afirma que no dia 9 de janeiro de 2019 foi expedida a ordem de reintegração de posse que despejaria aquelas 50 famílias de suas terras em fevereiro desse ano. "Mas os latifundiários e seus agentes no velho Estado enganam-se pensando que com assassinato, despejos e perseguições pararão a luta pela terra.", comenta o jornal sobre esse momento da luta camponesa em Corumbiara.

O combativo jornal camponês encerra sua nota afirmando que "as famílias do acampamento Manoel Ribeiro estão decididas e se organizando para retomar as terras, como parte da luta histórica pela retomada de todas as terras da antiga fazenda Santa Elina para os camponeses. Clamam por apoio a todos camponeses, trabalhadores da cidade e do campo, democratas e aproveitam para convidar toda família sem terra ou com pouca terra para se somarem a esta luta”.

O camponês Gustavo José Simoura numa atividade de homenagem ao companheiro José Pimenta em outubro de 2018. Fonte:Resistência Camponesa.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja