PR: Estudantes debatem a Reforma de Córdoba e os ataques aos Institutos Federais

Por ocasião da passagem do Dia do Estudante Combatente (28/03), a gestão “Representa!” do Grêmio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR), organizou, no dia 27 de março, um debate intitulado “A Reforma Pendente: as lutas estudantis hoje”, tendo em vista os recentes ataques à Educação Pública e Gratuita, e a ofensiva no controle ideológico da juventude por meio da militarização das escolas.

O evento mobilizou estudantes secundaristas, universitários, professores e técnicos do instituto e contou com a presença de várias organizações estudantis combativas, dentre elas, a Executiva Paranaense dos Estudantes de Pedagogia (ExPEPe). A executiva discorreu sobre um dos maiores acontecimentos do movimento estudantil latino-americano, a Reforma de Córdoba de 1918, afirmando que a luta combativa que os estudantes argentinos fizeram pela Gratuidade, Autonomia e Democracia no ensino deve servir de referência para os estudantes brasileiros, principalmente nesta época de graves ataques à educação.

Por sua vez, o Grêmio Estudantil do IFPR destacou a falta de democracia e autonomia nos Institutos Federais, em que os estudantes detém menos de 1/3 das cadeiras nos Conselhos e não podem escolher o Reitor da instituição. Particularmente no IFPR, o atual Reitor está no cargo desde uma intervenção do MEC, realizada em 2015, que exonerou o antigo Reitor por desvio de recursos do instituto. Também fez parte da exposição, a ameaça do Projeto de Lei 11.279/19 aos Institutos Federais, que prevê a alteração de diversas leis federais, inclusive a que responde pela criação dos institutos.

Esse projeto busca tornar mais rígido o processo de ocupação do cargo de Reitor e Diretor-Geral; encerrar as atividades dos cursos de pós-graduação acadêmica; acabar com os cursos de licenciatura nos institutos; e, além disso, avançar na militarização das escolas, permitindo que uma empresa pública vinculada à Marinha (AMAZUL – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.) possa ofertar cursos superiores dentro dos institutos.

Com palavras de ordem como “Para barrar a precarização / Greve geral de ocupação!” e “Viva a luta dos estudantes!”, além de diversas falas e perguntas sobre o tema em questão, os estudantes do IFPR mostraram que existe um Movimento Estudantil forte ali dentro, que existe resistência, e que o caminho segue sendo a combatividade, o classismo e a independência.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin