PR: Estudantes e professores debatem a 'reforma' da Previdência

A- A A+
Pin It

Estudantes e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram, na manhã de quinta-feira (28/03), um evento para debater a “reforma” da Previdência, no Departamento de Psicologia. Após apresentação cultural, a Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná (APUF-PR) realizou uma exposição sobre a proposta apresentada pelo governo Bolsonaro, em que denunciou a semelhança desta com a “reforma” aplicada no Chile durante o regime de Pinochet, que teve como um de seus auxiliares o próprio Paulo Guedes, encarregado de aplicá-la no Brasil.

Hoje, no Chile, cerca de 80% dos aposentados recebem menos de 1 salário mínimo, o que contribui para o alto índice de suicídio da população nessa faixa etária. Os defensores da “reforma” visam encobrir a parcela que o governo tira da seguridade social, por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU), para gastar onde quiser, além da absurda sonegação da arrecadação promovida pelas grandes empresas e bancos, apresentando um “rombo” na Previdência.

Aproveitando a ocasião, a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (EXNEPe), em sua intervenção, ressaltou a importância do dia 28 de março, Dia do Estudante Combatente, e relembrou a morte de Edson Luís, convocando todos os presentes a seguirem o exemplo de combatividade dos estudantes que lutaram contra o regime militar.

Durante o debate, estudantes e professores aprofundaram a análise da situação política nacional, denunciando o golpe militar contrarrevolucionário em curso no país e a cada vez maior centralização do poder no executivo. Ficou evidenciada nas falas a necessidade de barrar a “reforma” da previdência, assim como todos os ataques perpetrados pelo governo militar Bolsonaro contra os trabalhadores, por meio de uma vigorosa Greve Geral de Resistência Nacional.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja