PR: Movimento estudantil ocupa campus da Unespar em Paranavaí

A- A A+

Manifestação de quarta-feira (27/03) no campus Paranavaí

Na terça-feira, dia 2 de abril, estudantes da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (Unespar) ocuparam o espaço da universidade, exercendo seu direito legítimo de greve.

O campus já possui um histórico de conflitos contra o Estado, que insiste em mover seu projeto anti-pátria de sucateamento dentro da educação universitária. Já tiveram greves em 2015 e 2016 pela contratação de professores e contra a reforma do ensino médio e da Previdência.

Assembléia de segunda-feira (01/04) quando a maioria optou pela greve e ocupação

Atualmente, o campus carece tanto de professores concursados, quanto de administradores, já que, por estar dentro do sistema meta-4 Paraná, a universidade em todo o estado perdeu sua autonomia e necessita da autorização de um Estado servil e antipovo para criar e manter condições de permanência para os estudantes, o que se provou mais uma vez insustentável.

Em vista das dificuldades sofridas quanto a infraestrutura (já que a verba não chega) e a carência de professores, os estudantes organizados decidiram, no dia 25/03/2019, pela paralisação das aulas nos dias 28 e 29 de março, deixando claro que, se o governo do estado não nos atendesse, estaríamos em greve a partir de segunda-feira, 1º de abril. Aprovaram também uma programação de luta para toda a semana:

● Quarta-feira (27): ato em frente ao prédio administrativo da faculdade com a participação de todos os colegiados;
● Quinta-feira (28): roda de conversa sobre autonomia universitária;
● Sexta-feira (29): elaboração de uma carta com nossas reivindicações para o governo estadual;
● Sábado (30): manifestação no centro da cidade;

Manifestação de quarta-feira (27/03) no campus Paranavaí

O governo respondeu concedendo 8.560 horas, o que a administração aponta como insuficiente para o campus. E essas horas concedidas são para professores contratados (PSS), estes que sequer podem atuar em 2 das 3 dimensões da universidade, sendo: extensão, ensino e pesquisa. Visto isso, os alunos se reuniram na segunda-feira, 1 de abril, e, por maioria, aprovaram a greve e ocupação do campus.

Manifestação no centro da cidade de Paranavaí que percorreu o caminho da Praça dos Pioneiros até a reitoria da Unespar

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza