AND participa de debate sobre a repressão durante o regime militar no Norte de Minas

A- A A+

Foto: Comitê de Apoio ao AND - Norte de Minas

Na última quarta-feira, 24 de abril, apoiadores do jornal A Nova Democracia estiveram presentes na terceira e última atividade do evento Encontros com a História, promovido pelo Programa de Pós-Graduação de História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que, na atual edição, teve como tema central os “55 Anos do Golpe Militar”.

Os debates durante a atividade do dia 24 se deram em torno das repercussões do regime militar fascista iniciado em 1964 no Norte de Minas. Compuseram a mesa do evento a senhora Jaci Ribeiro, hoje com 90 anos de idade, cunhada do célebre intelectual progressista montes-clarense Darcy Ribeiro; o historiador Guilherme Pimentel, mestre em História Social pelo PPGH/Unimontes; e a advogada Maria Tereza Queiroz Carvalho, representando a Comissão da Verdade e Memória Grande Sertão.

Dona Jaci falou principalmente sobre a prisão de seu ex-marido, Mario Ribeiro, hoje já falecido. Ele foi perseguido e preso logo após o desatar do golpe de 1964, injustamente acusado de ser comunista devido aos posicionamentos políticos progressistas que sustentava. Relatou sobre os sofrimentos pelos quais passaram a família, mas ressaltou, principalmente, o aprendizado que tiveram no período: “A ditadura nos ensinou muitas coisas (...) recebemos muita solidariedade, vimos o outro lado da existência, a realidade nacional”.

O historiador Guilherme Pimentel apresentou dados de sua dissertação intitulada O sonho vigiado, que busca compreender como se deram as ações dos comunistas e dos grupos de resistência armada durante o período do regime militar no Norte de Minas, particularmente na cidade de Montes Claros.

Já a advogada Maria Tereza Queiroz apresentou os dados preliminares do levantamento iniciado pela Comissão da Verdade e Memória Grande Sertão, ressaltando os crimes cometidos pelos latifundiários e o processo de expulsão de comunidades camponesas, quilombolas e povos indígenas da região, além da grilagem de terras públicas pelo latifúndio no período do regime militar.

Um membro do Comitê de Apoio ao jornal AND fez o uso da palavra, ressaltando a continuidade dos crimes do velho Estado no atual cenário político e a necessidade de resistir ao golpe de Estado contrarrevolucionário preventivo ao inevitável levantamento das massas em curso no Brasil. O companheiro utilizou como exemplo o recente episódio em que soldados do Exército reacionário fuzilaram o carro de uma família trabalhadora com mais de 80 tiros no Rio de Janeiro, resultando na execução do músico Evaldo dos Santos Rosa.

O apoiador do A Nova Democracia destacou ainda: “Os crimes do Estado contra o povo seguem sendo cometidos, da mesma forma, impunemente, como ocorria durante o regime militar. Vejam o exemplo do assassinato de Cleomar Rodrigues, coordenador político da Liga dos Camponeses Pobres no Norte de Minas, em outubro de 2014. Os pistoleiros e policiais que participaram deste crime político seguem impunes e os nomes dos latifundiários mandantes sequer constam no processo”.

Ao final da atividade, realizando um breve balanço do evento, a Dra. Cláudia Maia, coordenadora do PPGH/Unimontes, ressaltou: “Não podemos deixar nossa memória ser negada, deturpada, apagada. Temos de ter a coragem de dizer a verdade diante uma situação de risco”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja