RJ: Organizações classistas denunciam a 'reforma' da Previdência no ato de 1º de Maio na Praça Mauá

A- A A+
Pin It

Fotos: A Nova Democracia

Na última quarta-feira, 1º de Maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores, centenas de pessoas se reuniram o dia inteiro na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro, durante o Ato Unificado que teve como tema principal o combate à "reforma" da Previdência do governo Bolsonaro - tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas.

Nos dias que antecederam a manifestação, milhares de cartazes foram colados pelas centrais sindicais em toda a região central da cidade denunciando a "reforma" da Previdência. Além disso, a Liga Operária espalhou pelas ruas adesivos com a palavra de ordem Greve Geral de Resistência Nacional.

Um bloco composto por organizações revolucionárias e classistas marcou presença no Ato e ficou localizado próximo a entrada do Museu do Amanhã fazendo agitação com bandeiras, caixa de som e uma faixa com a palavra de ordem 'Contra as "reformas"! Greve Geral Já!'. Participaram deste bloco o Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (Moclate), o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), o Movimento Feminino Popular (MFP), a Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária e o Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia

Os militantes destas organizações distribuíram centenas de panfletos Liga Operária denunciando o crime da Vale em Brumadinho e outro (assinado também pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de BH e Região, o Marreta) conclamando a Greve Geral de Resistência Nacional. Os apoiadores do AND realizaram uma brigada com a nova edição do jornal e dezenas de exemplares foram vendidos.

Como parte das manifestações internacionais de solidariedade entre os trabalhadores, este bloco ainda levantou uma bandeira da Corrente do Povo sol Vermelho (Corriente del Pueblo Sol Rojo), do México, que, no último dia 11 de abril, teve um de seus militantes assassinado, conforme denúncia reproduzida em nossa página.

Vídeo

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja