RO: Entidades conclamam Greve Geral em seminário sobre a 'reforma' da Previdência

A- A A+
Pin It

Através da proposição do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil"  (HISTEDBR/UNIR) ocorreu, na última sexta-feira, 3 de maio, o Seminário REFORMA OU DESTRUIÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA?, que teve como expositores/debatedores: a Enfermeira Mestre Simone Mendes Lima – ASFOC-SN – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz; o Prof. Dr. Tarcísio Luiz Leão e Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e do SINASEFE/IFAM; e a prof. ª Drª Márcia Letícia Gomes, do Núcleo de Estudos Históricos e Literários – NEHLI/IFRO e do SINASEFE/IFRO.

Estiveram presentes dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais - SINDSEF, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios – SINTECT, ativistas da Frente Rondoniense em Defesa da Educação Pública, o Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação – Moclate, a Executiva Rondoniense de Estudantes Secundaristas – EXROPe, o Movimento Estudantil Popular Revolucionário – MEPR, a Corrente Proletária da Educação – CPE, diversos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, além de estudantes secundaristas e universitários.

A proposição do HISTEDBR-UNIR focou em instrumentalizar e apresentar outros elementos que possibilitassem levar aos mais diversos seguimentos os reais impactos com as mudanças na Previdência, bem como a perspectiva de construir espaços que contribuam para unificar as classes trabalhadoras diante dos atuais ataques aos direitos sociais, políticos e econômicos.

Na abertura do evento, os organizadores apresentaram uma síntese da situação política nacional e internacional, num contexto em que as “reformas” reacionárias antipovo foram lançadas e as políticas de ajuste do capital financeiro imperam. Indo além, o governo apresenta sua condição total de servilismo ao imperialismo e, no quadro atual, avança o golpe contrarrevolucionário preventivo no afã de conter a rebelião das massas populares.

Os debatedores apresentaram aos presentes os principais pontos do processo de desmonte da Previdência pública brasileira, desmascarando o discurso governista de que há um “déficit” na Previdência e denunciando os principais pontos que atacam a aposentaria dos mais pobres, como o aumento da idade mínima e aumento da contribuição previdenciária. Destacou-se ainda que a PEC 06/2019 segue a mesma lógica de outras medidas como a reforma trabalhista e a PEC dos gastos públicos, que já reduziram drasticamente direitos e o acesso aos mais pobres à saúde e educação.

Após a exposição inicial, o debate entre os presentes teve o tom de denúncia e de motivação de luta: a necessidade de se criar espaços de articulação e mobilização com as massas populares, os estudantes e as categorias organizadas.

Um ativista do MEPR conclamou a necessidade dos estudantes de organizarem grandes mobilizações denunciando a destruição da Previdência pública e os cortes no orçamento da Educação. “Querem privatizar a educação e nós não podemos permitir isso”, concluiu. A Frente Rondoniense em Defesa da Educação Pública propôs organizar uma grande campanha conclamando a Greve Geral. A Frente e outras entidades estão organizando um material de propaganda e mobilização. Há a iniciativa de realizar grande protesto em 15 de maio.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja