RJ: Estudantes protestam em frente ao Colégio Militar contra Bolsonaro e os cortes na educação

A- A A+

Faixa do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR). Foto: Reprodução/Twitter

Nesta segunda-feira, 6 de maio, milhares de estudantes de várias escolas protestaram em frente ao Colégio Militar, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o fascista Jair Bolsonaro participava de uma cerimônia pela passagem dos 130 anos da instituição. A manifestação, além de denunciar as inúmeras medidas antipovo do governo Bolsonaro - tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas -, teve como foco principal o criminoso corte de 30% das universidades e institutos federais.

Além de Bolsonaro, estiveram presentes na cerimônia do Colégio Militar outros inimigos do povo como o gerente estadual Wilson Witzel e o gerente municipal Marcelo Crivella. 

O protesto, que bloqueou a Rua São Francisco Xavier, contou com a participação de estudantes do Colégio Pedro II, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), da Fundação Osório, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), entre outros. Além disso, professores e pais de alunos marcaram presença apoiando a luta da juventude e levantando cartazes contra a "reforma" da Previdência.

Foto: Reprodução/Twitter

A reportagem de AND esteve presente e conversou com alguns manifestantes, como a estudante Maria Letícia de Souza, que denunciou.

— Esses cortes são um absurdo, um crime. Eles ainda têm a cara de pau de falar que fazemos balbúrdia e vandalismo, quando, na verdade, balbúrdia é o que esse governo faz com a educação. Querem destruir a educação, mas não iremos deixar, vamos pra rua protestar, panfletar e fazer o que for preciso.

Já um militante do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), uma das organizações presentes no protesto, foi enfático:

— Esse governo de generais do Bolsonaro vai pagar caro pelos crimes que vem comentando. A juventude é linha de frente na luta contra o fascismo e contra o golpe contrarrevolucionário preventivo que vem sendo levado a cabo pelas Forças Armadas no Brasil. Se querem guerra contra a educação, travaremos guerra em defesa dela. Não passarão! Precisamos nos organizar para barrar a 'reforma' da Previdência e os cortes na educação!

Manifestante levanta cartaz contra a "reforma" da Previdência. Foto: Delmiro Junior/Parceiro/Agência O Dia


Vídeo publicado pelo canal Jornalistas Livres.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza