Talibãs retomam mais um distrito no Afeganistão

A- A A+

Militar afegão em Kabul, durante a ofensiva de primavera. Crédito: Rahmat Gul / AP Photo 

No dia 16 de maio a Resistência afegã realizou uma emboscada contra as forças pró-USA. Os talibãs retomaram o distrito de Seyuri e mataram 19 lacaios da ocupação colonial. 

Uma grande emboscada foi realizada pelos talibãs no centro administrativo do distrito afegão de Seyuri, localizado na província de Zabul, no sudeste do país, em que uma sede da polícia pró-USA foi atacada pelos combatentes. A operação terminou com 19 militares a serviço da ocupação mortos, entre eles um comandante inimigo, Qais Helmandi, e outros 27 feridos, bem como 9 veículos destruídos no total. Por parte da Resistência afegã, houve 46 mortos e feridos pela reação no total.

De acordo com o meio oficial de comunicação dos talibãs, no dia 13 de abril a sede desse mesmo distrito havia sido evacuada por parte dos mercenários ianques, que temiam ataques dos combatentes.
Essa sequência implacável de operações compõe parte da ofensiva anual de primavera do Emirado Islâmico do Afeganistão (Talibã) anunciada em abril com o fim de erradicar a ocupação colonial, que já ocorre há quase 18 anos. A operação Al-Fath, que significa “A Vitória” em árabe, foi iniciada após o governo lacaio dos USA, sob a atual administração do presidente Ashraf Ghani, anunciar sua própria ofensiva contra a Resistência.

Os Talibãs fizeram um convite aos integrantes das tropas do governo fantoche a se unirem às linhas de combate dos Mujahidin (“combatentes santos”) e lutarem para “garantir a vida e a riqueza” do país frente à invasão das tropas estrangeiras.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Victor Costa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza