Comitês de Apoio propagandeiam o jornal A Nova Democracia nas manifestações de 15 e 30M

A- A A+

Cantora Zélia Duncan e sua filha prestando apoio ao jornal A Nova Democracia em manifestação do 30M no Rio de Janeiro

A Redação e os Comitês de Apoio ao Jornal A Nova Democracia estiveram nas ruas de todo o Brasil nas últimas grandes manifestações dos dias 15 e 30 de maio contra os cortes na Educação e a "reforma" da Previdência do governo Bolsonaro (tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas).

Durante os protestos, nossos apoiadores divulgaram o jornal A Nova Democracia através de brigadas de venda das edições n° 223 e 221, além da distribuição de exemplares de outras edições.

Em Salvador, Bahia, três apoiadores trabalharam durante toda a manifestação do 30M, vendendo à preço de capa (R$ 5,00) todos os 50 exemplares levados. Com base na participação dos dois protestos, os apoiadores de AND da região tiraram importantes lições e relataram: "Chegar antes do horário marcado para início da manifestação é sempre a melhor estratégia, pois encontramos o ambiente mais calmo e as pessoas podem ouvir melhor a proposta do jornal e com mais paciência. Para a Greve Geral do dia 14/06 planejamos recolher os jornais encalhados das bancas um dia antes para vendê-los durante o protesto".

Petroleiros adquirem o AND em manifestação do 30M no Rio de Janeiro

E prosseguiram: "O jornal é muito bem recebido. Algumas pessoas compram de imediato, só em pedirmos apoio. Em outros casos falamos sobre a importância da contribuição popular para sustentar o AND, argumentando a respeito do grande corte das assinaturas por parte dos sindicatos, motivado principalmente pelo fechamento de muitas dessas entidades de classe devido à contrarreforma trabalhista do Temer".

No Rio de Janeiro, o Comitê de Apoio participou de ambos os atos (15 e 30M) com aproximadamente 6 apoiadores. No total foram vendidos quase 400 exemplares e arrecadados mais de mil reais. O Comitê  também participou de uma panfletagem de convocação para Greve Geral ocorrida uma semana antes das manifestações nacionais, ocasião em que foram distribuídos mais de 50 exemplares da edição 221. A referida edição apresentou na capa a manchete "Greve Geral de Resistência Nacional". A panfletagem foi realizada no terminal de ônibus próximo ao Morro da Providência, região central da cidade. 

Brigada de vendo do AND em manifestação do 30M em Belo Horizonte (MG)

Em Belém, Pará, o Comitê de Apoio ao AND chegou cedo à Praça da República, local marcado para concentração da manifestação do 30M, e distribuiu 80 exemplares de edições anteriores como cortesia. Durante todo o ato foram vendidos 43 exemplares da edição n° 223. Estudantes secundaristas, pós-graduandos (doutorandos e mestrandos) e professores foram os principais a adquirirem os exemplares do jornal.

Em mensagem enviada à Redação de AND, os apoiadores de Belém relataram: "As vendas foram de boa qualidade. Pelo menos 20 jornais foram vendidos a professores da Universidade Federal do Pará e do Instituto Federal do Pará. Muitos foram os alunos que, uma vez entusiasmados com a proposta do jornal, nos apresentaram aos seus professores. Também alguns camponeses de base organizados pelo Movimento dos Sem Terra (MST) adquiriram o AND". E completaram: "Um dos professores que adquiriu um exemplar nos confidenciou que é de esquerda e sempre questionou a posição política oportunista do PT".

A manifestação que reuniu milhares de pessoas seguiu até o Mercado de São Brás, construção localizada no centro histórico da capital paraense que abriga atualmente uma conhecida feira que conta com mercado de peixe, carne, artesanato e mercearias.

Rio de Janeiro, 30M

Em Belo Horizonte, o Comitê de Apoio fez uma exitosa brigada divulgando a edição n° 223 divulgando o AND junto aos manifestantes no dia 30. Muitos apoiadores se apresentaram espontaneamente para adquirir exemplares e dizendo simpatizarem-se com o jornal. Não foram poucas as vezes nas quais as pessoas elogiaram a clareza da análise da situação política nacional apresentada pelo AND nos últimos períodos. 

Nas outras regiões do país, os Comitês contribuíram enviando notas, fotos e vídeos. Abaixo, divulgamos os links dos vídeos e matérias produzidos pelos Comitês de Apoio do AND sobre as manifestações dos dias 15 e 30 de Maio:

Rio de Janeiro

___
Minas Gerais
___
Norte de Minas
___
___
Paraná
___ 
Mato Grosso do Sul
___
Goiás
___
Amazonas
___
Rio Grande do Norte
___
Bahia
___
Rio Grande do Sul
___
Pará
___
Ceará
___
Espírito Santo

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza