Cebraspo lança boletim nº 14: Solidariedade internacional e a luta dos povos no Brasil e no mundo

A- A A+
Pin It

Reproduzimos com nossos leitores e leitoras o novo boletim (edição nº 14) do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), que foi enviado por e-mail à nossa Redação.


"Companheiros e companheiras,

Estamos enviando nosso boletim informativo com uma relação de notícias dos acontecimentos dos povos em luta no Brasil e no mundo.

INTERNACIONAL

 MÉXICO: ATIVISTAS ATENDEM CAMPANHA INTERNACIONAL PELO DR. SERNAS E PELO CAMARADA LUIS ARMANDO

Ativistas revolucionários e democráticos pelo mundo atenderam o chamado internacional, realizado pela organização Sol Rojo - Corriente del Pueblo, pelas campanhas de reaparecimento com vida de Dr. Sernas, vítima de desaparecimento forçado em 10 de maio de 2018, e por justiça ao camarada Luis Armando, assassinado em 11 de abril de 2019. Além diversas entidades democráticas e revolucionárias do próprio México, pelo mundo, a campanha foi levada a cabo pelo CEBRASPO, no Brasil, onde ativistas e militantes organizados pela própria entidade estenderam uma grande faixa e cartazes durante ato pela educação no dia 15 de junho. Nos EUA, ativistas organizados pelos Guardas Vermelhos já haviam realizado ações exigindo justiça ao camarada Luis Armando.

https://cebraspo.blogspot.com/2019/05/ativistas-exibem-faixa-de-campanha-do.html

29/05: ÍNDIA: TRIBUNAL REJEITA APELO DE POLICIAIS CONTRA LIBERTAÇÃO SOB FIANÇA DE AJITH

Após o Tribunal Superior de Bombaim decretar a liberdade de Ajith sob pagamento de fiança, a polícia de Pune fez uma apelação para tentar impedir o processo. Ainda assim, o Tribunal Superior rejeitou a apelação. O camarada Ajith, Konnath Muralidharan, é um veterano líder maoísta, autor de numerosos escritos e reconhecido intelectual, que permanece na prisão sob a acusação de pertencer ao Partido Comunista da Índia (Maoista) desde que foi preso em 9 de Maio de 2015. Ativistas e militantes revolucionários e democratas de todo o mundo tem levado a cabo intensa campanha pela liberdade de Ajith e de todos os presos políticos da Índia.

http://dazibaorojo08.blogspot.com/2019/05/india-tribunal-rechaza-apelacion-de-la.html 

01/06: FRANÇA: ATIVISTAS CONVOCAM MANIFESTAÇÃO NACIONAL PELA LIBERTAÇÃO DE GEORGES ABDALLAH

Ativistas organizados pela Campanha Unificada pela Libertação de Georges Ibrahim Abdallah fizeram importante chamado para uma manifestação no dia 22 de junho em defesa da liberdade do revolucionário. Abdallah foi condenado, em 1984, à prisão perpétua sem provas por “cumplicidade” em atos da Resistência Nacional palestina.

http://liberonsgeorges.samizdat.net/mobilisation/manifestation-nationale-pour-la-liberation-de-georges-abdallah-samedi-22-juin-2019/ 

01/06: MALI: MASSAS SE LEVANTAM CONTRA OCUPAÇÃO IMPERIALISTA

Após o massacre de 170 nômades, mais de 50 mil pessoas participaram de massivos protestos contra ocupação pelos imperialistas franceses e alemães. As manifestações foram acompanhadas de greves, piquetes e paralisações, como os do setor ferroviário. As massas também tem reagido a ocupação militar com ações armadas, lutando pelos seus direitos mais básicos e pela libertação de seu país. 

http://www.demvolkedienen.org/index.php/en/afrika/3259-mali-actions-against-the-occupants 

03/06: SUDÃO: FORÇAS REPRESSIVAS ASSASSINAM 15 PESSOAS AO DISPARAREM CONTRA MANIFESTANTES

Segundo agências de notícias locais, ao menos 15 manifestantes foram assassinados durante as manifestações que exigiam um governo civil em Jartum, capital do Sudão. As manifestações que ocorriam desde antes da queda do governo anterior, permaneceram após o golpe militar. Os manifestante exigem transição imediata à um governo civil. 

http://dazibaorojo08.blogspot.com/2019/06/sudan-fuerzas-represivas-asesinan-15.html 

NACIONAL

11/05: MT: JUSTIÇA DECIDE POR JURI DE MANDANTE DE CHACINA QUE DEIXOU 9 MORTOS EM COLNIZA

No dia 19/04/2017, em Colniza (MT), 9 trabalhadores foram barbaramente assassinados por pistoleiros a serviço de latifundiários e madeireiros locais. Apontado como mandante, Valdelir João de Souza segue foragido. 

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/05/27/justica-decidi-por-juri-de-suposto-mandante-de-chacina-que-deixou-9-mortos-em-colniza.ghtml  

20/05: SÃO PAULO: PAI DO PREFEITO DE RIVERSUL TENTA ATIRAR CONTRA CAMPONESES

Divino Salvador Gomes, conhecido como Nenê Gomes, invadiu o assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dentro da Fazenda Can Can, no município de Riversul, interior de São Paulo, e tentou disparar contra o coordenador do movimento. Segundo relatos, o dia só não terminou com vítimas fatais no local porque a arma falhou.

https://www.brasildefato.com.br/2019/05/20/falha-em-arma-impede-assassinato-de-integrantes-do-mst-em-fazenda-no-interior-de-sp/  

21/05: MARANHÃO: CPT DENUNCIA MAIS DE MIL AÇÕES DE PISTOLAGEM

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou novos dados referentes ao relatório 'Conflitos no Campo Brasil 2018', divulgado em abril, e que contabilizou 16.154 famílias envolvidas em conflitos por terra em 69 cidades do Maranhão. 

https://www.cptnacional.org.br/publicacoes-2/destaque/4687-conflitos-no-campo-brasil-2018 

26/05:  AMAZONAS: MASSACRE EM PRESÍDIO EVIDENCIA POLÍTICA DE ESTADO

O massacre ocorrido no último dia 26, onde 55 detentos foram covardemente executados, evidencia não apenas os já conhecidos problemas do falido sistema carcerário no Brasil, mas também o que é uma política genocida de estado. 

https://ponte.org/massacre-presos-em-manaus/

29/05: ALAGOAS: CAMPONESES CONQUISTAM ELETRIFICAÇÃO EM ACAMPAMENTO RENATO NATHAN

A Liga dos Camponeses Pobres anuncia que, após anos de dura luta, os camponeses da Área Revolucionária Renato Nathan, em Messias – Alagoas, conquistaram a instalação de energia elétrica para suas casas. Nesta área, que historicamente havia sido grilada pela Usina Utinga Leão, atualmente vivem centenas de famílias camponeses que sustentam uma das áreas mais produtivas do estado

https://resistenciacamponesa.com/luta-camponesa/latifundio-sobre-mais-uma-derrota-camponeses-conquistam-eletrificacao-na-area-revolucionaria-renato-nathan-em-messias-alagoas/

Saudações a todas e todos!"

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja