RS: Professores federais aderem à Greve Geral de 14 de junho

A- A A+

Imagem divulgada no site da ADUFRGS-Sindical: https://www.adufrgs.org.br/

Os professores ativos da base da ADUFRGS-Sindical (Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande Do Sul) decidiram, por ampla maioria, aderir à Greve Geral de 14 de junho contra a "reforma" da Previdência e em defesa da Educação Pública. Dos 828 professores votantes, 577 (69,69%) votaram a favor da paralisação.

A categoria ainda lançou uma nota explicando os motivos da adesão. Abaixo, publicamos a nota na íntegra.

ADUFRGS-SINDICAL
Greve Geral – 14 de junho

Os professores da UFRGS, da UFCSPA, do IFRS e do IFSul, por maioria absoluta e com ampla participação em votação eletrônica, decidiram aderir à Greve Geral de 14 de junho próximo. Votaram quase 800 docentes da base, com cerca de 70% de aprovação ao indicativo de greve.

Esta decisão decorre da compreensão da urgência do momento político que estamos vivendo. Essa greve será em defesa do Ensino Público, das Universidades e dos Institutos Federais. Nossa luta é pelo direito da população à Educação, como uma obrigação do Estado. É, também, uma manifestação de proteção à liberdade de aprender e ensinar. É pelo reconhecimento da pesquisa científica como fator determinante para a construção de um País soberano. Nossa luta é pela Democracia, que cada vez mais se vê violentada pelo desrespeito aos Direitos Humanos. Essa greve é em defesa da Previdência Social digna e de uma aposentadoria justa. Estamos na luta, também, pelo controle de nossas riquezas minerais que estão sendo vendidas a empresas estrangeiras. Não abrimos mão da proteção do meio ambiente, que está sendo entregue à especulação financeira, com prejuízos incalculáveis para a população em função de políticas que têm resultado em tragédias humanas. Vamos às ruas neste 14 de junho para defender a Saúde Pública como patrimônio social, como um direito humano já estabelecido em nosso ordenamento social, hoje ameaçado pelas forças obscurantistas do retrocesso.

Não mais importa em quem cada um votou na última eleição para a Presidência da República; o que importa, agora, é a disposição de defender o Brasil.

Venha para a rua neste 14 de junho – Vista a camiseta da ADUFRGS-Sindical – Pegue sua bandeira – Vamos mostrar nossa força.

Vamos parar o Brasil por um dia, para que o Brasil possa recuperar sua trajetória rumo à igualdade e à justiça social!

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza