PA: Justiça atende banqueiro e ordena despejo de 212 famílias de fazenda ocupada

A- A A+

Foto: Ginno Pérez/UNIFESSPA

O juiz Amarildo José Manzutti, titular da Vara Agrária Cível de Marabá decidiu, em audiência em 11 de junho, pelo despejo de 212 famílias camponesas do Acampamento Dalcídio Jurandir, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os camponeses ocupam a área da Fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás, e serão removidas em 17 de setembro. A decisão favorece o banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, que explora a fazenda através da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A.

Com o despejo, os camponeses terão de abandonar a fazenda que tornaram produtiva, desde 2009. A área antes da ocupação era só destruição e devastação. Atualmente, a Maria Bonita produz 184 mil litros de leite, dos quais 175 mil abastecem os centros comerciais da região, 174 toneladas de farinha, 53 tanques de criação de peixes, 45 tipos de hortaliças, frutas e legumes, além de criações de pequenos animais.

Ao longo dos 10 anos de ocupação, o Acampamento Dalcídio Jurandir construiu moradias, casas de farinha e poços artesianos, além da Escola Carlito Maia, cujo ano letivo das 175 crianças atendidas será interrompido. A Agropecuária Santa Bárbara, que tem quase 500 mil hectares de terras nas regiões Sul e Sudeste do Pará. O histórico da empresa é de crimes fundiários e dano ambiental, como pulverização de terreno, devastação, agressões e tentativas de assassinatos de camponeses.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza