PR: 300 famílias camponesas são expulsas em reintegração de posse feita pela PM

A- A A+

Agentes de repressão do velho Estado foram mobilizados para expulsar as famílias camponesas. Foto: Alberto D'angele / RPC

No último dia 30 de julho, cerca de 300 famílias foram expulsas de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante uma ação de reintegração de posse feita pela Polícia Militar. A fazenda de 200 hectares de terra fica localizada no distrito de Lerroville, no munícipio de Londrina, estado do Paraná.

As equipes da PM bloquearam os acessos e chegaram à Fazenda Marília, a cerca de 50 quilômetros do Centro de Londrina, por volta das 7h, com 275 policiais militares do batalhão de choque, além do reforço da cavalaria e de um helicóptero. Um verdadeiro aparato de guerra contra o povo. No momento do despejo, 159 famílias estavam no local, batizado pelo nome de Quilombo dos Palmares.

A área foi ocupada em 28 de novembro de 2015 por 500 famílias, sendo que cerca de 300 ainda viviam no local. A propriedade supostamente pertencia, até então, ao ex-deputado federal José Janene, do Partido Progressista (PP), falecido em 2010.

Os 200 hectares de terra estão bloqueados na Justiça Federal por fazerem parte de escândalos de corrupção do Mensalão. A área está registrada em nome de Stael Fernanda, esposa do ex-deputado.

José Janene é acusado de, na época, receber uma mesada de 30 mil por mês, além de outros acordos com líderes do PP. Ele adquiriu a área em 2003, avaliada em R$ 1,6 milhões. Esta foi apenas uma das 11 fazendas compradas por Janene entre os anos de 2003 e 2004 no norte do Paraná.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja