Equador: Trabalhadores da saúde protestam contra o entreguista Moreno

A- A A+
Pin It

Trabalhadores da saúde organizados pelo movimento classista bloquearam os principais acessos ao centro da capital do país, Quito, no último dia 5 de agosto, em protesto contra os ataques à saúde pública perpetrados pelo governo de Lenín Moreno. Os manifestantes bradaram Fora Moreno! e outras palavras de ordem.

Cada vez mais médicos, funcionários públicos da área da saúde e dos setores administrativos estão sendo despedidos, o que não só leva esses trabalhadores ao desemprego, mas precariza ainda mais a saúde pública, com menos médicos para atender a população. Graças às políticas do governo, o povo, por sua vez, é obrigado a enfrentar filas enormes, assim como lidar com a falta de medicamentos específicos para os tipos mais variados de doenças.

O que causa ainda mais revolta entre os trabalhadores são os subsídios governamentais escrachados aos grandes burgueses, como o pagamento de combustível para transportadoras privadas, perdão de dívidas para grandes banqueiros e empresários, concessões a latifundiários, enquanto são incapazes de manter um sistema de saúde público de qualidade, que atenda às demandas do povo.

A Frente de Defesa das Lutas do Povo (FDLP) declarou sobre a manifestação: “A mobilização dos trabalhadores de saúde marca o caminho do curso a seguir. Não mais mobilizações, paradas, marchas programadas pelos líderes traidores, oportunistas e revisionistas que querem lavar o rosto com seu próprio suor para não se sentirem oprimidos pelas bases. Não mais paralisações geradas com cálculos políticos cirúrgicos pela Assembléia Nacional do Cidadão que visa traficar com o desemprego, a fome, o desespero e a dor das massas para resolver as contradições entre Rafael Corrêa e Lenín Moreno”.

Cartaz elaborado pela Frente de Defesa das Lutas do Povo (FDLP) do Equador

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja