PR: Milhares vão às ruas de Curitiba em defesa da Educação e da Previdência

A- A A+

Fotos: Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia - Curitiba (PR)

O Dia Nacional em Defesa da Educação e Contra a “Reforma" da Previdência, 13 de agosto, foi marcado por importantes mobilizações em Curitiba. Logo no início da manhã, manifestantes atearam fogo em pneus bloqueando duas rodovias na região metropolitana da capital parananense. Ao longo do dia, estudantes, professores e trabalhadores de diversas categorias paralisaram suas atividades e se dedicaram à preparação de um massivo ato unificado. 

Por volta das 19h cerca de 5 mil pessoas estavam reunidas na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná. A convocação foi realizada por sindicatos, organizações populares e estudantis, além da União Nacional dos Estudantes (UNE). Esta, no entanto, tentou transformar o ato em campanha pela liberdade de Lula, sendo amplamente rechaçada pelas massas que se reuniram contra os cortes nas universidades federais e o projeto “Future-se”. 

Os manifestantes decidiram sair em ato pelas ruas enquanto a UNE tentou travar o movimento com intermináveis discursos oportunistas. Aos gritos de Fora UNE!, milhares de estudantes manifestaram seu repúdio a tal política eleitoreira que coloca em segundo plano a luta em defesa da educação e contra os ataques aos direitos do povo.

Em contraposição, organizações estudantis combativas como a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (EXNEPe), a Unidade Vermelha – Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) e a Alvorada do Povo (AP) entoaram palavras de ordem em defesa da educação e da Greve Geral de Resistência Nacional. O bloco da AP levantou uma faixa com a consigna Nem Bolsonaro, nem Mourão, nem congresso de corruptos e fora Forças Armadas reacionárias!. A EXNEPe levou uma faixa  em que se lia: Contra a privatização do ensino público e a “reforma” da Previdência: Greve Geral de Resistência Nacional!.

Estudantes combativos também queimaram bandeiras do USA e de Israel entoando palavras de ordem contra a presença do imperialismo ianque na América Latina e do genocida e terrorista estado de Israel em Gaza.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja