Peru: Polícia dispara contra camponeses contrários a projeto de mineração

A- A A+

Imagem: Despernado Perú

No dia 7 de setembro, há quase uma semana, policiais dispararam contra manifestantes e feriram dois camponeses, durante um protesto contrário à construção do projeto de mineração “Tía Maria”. O fato ocorreu no Valle de Tambo, no Peru.Os tiros atingiram um homem de 23 anos na perna e um outro, de 45 anos, foi atingido na altura do apêndice. O primeiro não recorreu ao hospital, com medo de ser perseguido pela polícia, mas o segundo foi levado à emergência do hospital Mollendo de Essalud.

A população local tem travado uma dura luta contra a implementação do projeto de mineração, que há dez anos vem sendo imposto, encabeçado pelo monopólio assassino Southern Copper Corporation.

Para guardar pelos interesses da multinacional, a reação vem mobilizando suas forças repressivas para prender, matar e silenciar os camponeses que lutam contra a mineração. 

Desde o começo das mobilizações (em 2009), oito ativistas já foram mortos pelo braço armado do Estado burguês-latifundiário, e centenas ficaram feridos.

Em meados de julho desse ano, se aproximando cada vez mais a ameaça de aplicação do projeto da mineradora, os habitantes da província de Islay começaram a promover greves de tempo indeterminado, realizar manifestações combativas todos os dias, bloquear as principais estradas e depois o porto local. Atualmente, a greve de tempo indeterminado contra o “Tía María” já marca 55 dias de resistência dos camponeses.

Sendo a área predominantemente rural, uma mineradora ali afetaria a disponibilidade de água, limitaria a sua produção agrícola, poluiria os solos e o rio, que são seus meios de subsistência, por isso, os camponeses lutam pelo direito sagrado da terra e de trabalhar nela.

Imagem: Despernado Perú

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja