Relato: Cine debate discute ‘Massacre de Pau D’Arco’ em Guarulhos (SP)

A- A A+

No último dia 10 de setembro, aconteceu, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos (SP), um importante cine debate que discutiu a situação das massas camponesas no Brasil, com o documentário Terra e Sangue - Bastidores do Massacre de Pau D'Arco, uma produção do jornal A Nova Democracia com direção de Patrick Granja.

Por ser uma reunião inaugural, a maioria dos presentes nunca tinha frequentado uma reunião do Comitê de Apoio ou tido contato com o jornal, mas, mesmo assim, os participantes se lançaram em fazer falas em defesa da luta pela terra, colocando que este velho Estado nunca será capaz de acabar com o massacre e com a opressão contra os camponeses pobres. Além disso, ressaltaram a justeza das tomadas de terra e saudaram o trabalho das Ligas de Camponeses Pobres por tomar a terra, destruir o latifúndio e por germinar os embriões para a construção futura de uma nova sociedade.

Os companheiros também denunciaram que todos os governos anteriores e o atual de Bolsonaro/generais cumpriram, no essencial, com a pauta latifundiária, concentrando mais terras nas mãos do agronegócio (latifúndio de nova roupagem) e impulsionando a expropriação dos camponeses pobres, além de negar o acesso à terra de dezenas de milhões de famílias.

Os participantes também propuseram fazer uma brigada de divulgação, com o intuito de ampliar o debate para além da reunião sobre o jornal e as lutas camponesas, convidando os estudantes da Unifesp a participarem da próxima. A brigada ocorreu no dia seguinte ao cine debate, 11 de setembro, e nela participaram dez estudantes que distribuíram 110 exemplares de edições antigas do jornal pedindo contribuições. A brigada foi muito positiva, tanto por ser a maior brigada já feita em Guarulhos (até agora), quanto pela recepção das massas da Unifesp, que apoiaram o trabalho do jornal e ajudaram contribuindo.

Terra a quem nela vive e trabalha!

Viva o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia em Guarulhos!

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja