PR: 160 camponeses enfrentam ameaça de despejo em Laranjal

A- A A+

Foto: MST

No raiar do dia 19 de setembro, o acampamento José Rodrigues, em Laranjal (Paraná) se defrontou com a chegada de 50 viaturas da Polícia Militar (PM) do estado, sob mandos do governador Ratinho Júnior (PSD), para despejar as 54 famílias que lá vivem e trabalham. A PM ameaça fazer o despejo ainda essa semana.

A comunidade existe há três anos, quando, em 2016, os mais de 850 hectares da antiga fazenda Prudentina, onde está hoje o acampamento, foram destinados para fins de “reforma agrária” por ser improdutiva. Hoje, os camponeses plantam milho, mandioca, hortaliças e possuem cerca de 65 cabeças de gado para corte e produção de leite, bem como 120 suínos e 650 aves.

Graças ao pouco de terra que hoje possuem, os camponeses afirmam que cada família consegue garantir uma renda mensal de cerca de R$1.300, e as mais de 51 crianças e adolescentes que vivem no acampamento estão matriculadas em uma escola próxima e asseguram seus estudos, o que pode vir a baixo com o despejo.

No entanto, o assentamento das famílias nunca chegou a ser realizado pelos governos de turno. Situação que se agrava ainda mais com a suspensão por tempo indefinido da entrega de terras aos camponeses promovida pelo governo reacionário de Bolsonaro e seus generais, que travou todos os processos de desapropriação e demarcação de terras quilombolas.

Desde o início do gerenciamento Ratinho Júnior/PSD, já ocorreram seis despejos de famílias sem-terra acampadas ou assentadas, entre outras diversas comunidades que sofrem ameaças de expulsão.

Foto: MST

Foto: Rafael Batista

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza