Dezenas de indígenas munduruku bloquearam a principal estrada de acesso ao município de Jacareacanga, no Pará, na manhã de 14 de outubro. O protesto foi uma demonstração de rechaço à liberação de mineração em terras indígenas predicada por Bolsonaro e seu governo de generais. O bloqueio somou-se a uma série de manifestações que vêm sendo realizadas desde a segunda quinzena do mês de setembro, e não tem previsão de fim.
Os indígenas exigem o fim do projeto de regulamentação que tramita sobre a liberação da mineração em terras indígenas e a atual ação ilegal de garimpeiros sobre o território.
De acordo com comunicado emitido pelos próprios munduruku, eles vêm recebendo uma série de ameaças por seguirem na defesa da sua casa e território. “Vamos retomar o controle do nosso território, temos o nosso próprio governo e todos têm que respeitar. Não vamos parar esta luta, até solucionar os nossos problemas”, afirmaram.

Indígenas bloqueiam estrada no Pará. Foto: Povo Munduruku.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui